16 Maio 2022 - 07:30

Confira a relação dos nomes do primeiro escalão do governador Paulo Dantas

Pei Fon / Agência Alagoas
Paulo Dantas em discurso no Palácio Museu Floriano Peixoto

Como ele mesmo prometeu no discurso de posse ontem na Assembleia Legislativa, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) divulgou a relação do seu secretariado. O primeiro escalão tem o maior número de mulheres já registrado até hoje na história dos Governos alagoanos. Serão 12 mulheres no comando das principais pastas do Executivo estadual. A posse dos novos secretários será nesta segunda-feira (16), às 8h30, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

Confira os nomes do primeiro escalão do governo Paulo Dantas:

1. Procuradoria-geral de Estado (PGE)

Samya Suruagy do Amaral - Graduada em Direito pelo Cesmac, é integrante da carreira de procurador do Estado de Alagoas desde 2003. Nos últimos sete anos atuou como coordenadora da Procuradoria de Licitações e Contratos da PGE. Esteve à frente da Coordenadoria Geral do Interior (Arapiraca). Foi professora Universitária e de cursos preparatórios para concurso público. Foi nomeada pelo governador Renan Filho, com posse efetuada na interinidade do governador Klever Loureiro.

2. Controladoria-geral do Estado (CGE)

Adriana Araújo – Formada em Ciências Contábeis e com MBA em Controladoria, ambos pela Ufal, é mestranda pela Fucape. Professora universitária, vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade em Alagoas. Está à frente da Controladoria Geral do Estado desde julho de 2021.

3. Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete)

Maria Cláudia Gomes Chaves - advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Ela foi assessora de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas.

4. Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh)

Maria José da Silva - Mulher negra e de descendência indígena, formada em Administração pela Estácio de Sá Alagoas e ocupa o cargo de secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas desde junho de 2018. Há mais de 16 anos é ativista e militante, e levanta as bandeiras dos direitos humanos e da defesa de todos os cidadãos e cidadãs, sem distinção de raça, gênero ou posição social.

5. Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

Silvio Bulhões - Possui graduação em Zootecnia e especialização em Produção em Bovino de Leite pela Uneal. Está no cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação desde maio de 2021. Antes, entre janeiro de 2020 a abril de 2021, foi secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e, entre julho de 2019 e janeiro de 2020, de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aqüicultura, onde antes ocupou cargos de assessoria e gerência.

6. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)

Gino César Meneses Paiva – Arquiteto e Urbanista formado pela Ufal, com pós-graduação em políticas públicas. Nos anos 80 foi líder estudantil, quando ocupou a vice-presidência da UNE. Foi superintendente do Incra em Alagoas durante o governo Lula. Também foi secretário de Educação em Maragogi. Estava ocupando o cargo de superintendente de Políticas para Pessoas com Deficiência da SEMUDH. Foi presidente do CSA.

7. Secretaria do Gabinete Civil

Luiza Barreiros – Possui graduação em Comunicação Social pela Ufal. Atuou como gestora de comunicação no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Maceió e Secretaria Estadual da Fazenda. Foi consultora estratégica em projetos institucionais. Atuou como repórter e editora em jornais impressos e também na TV nas áreas de política, economia e Justiça.

8. Secretaria de Estado de Prevenção à Violência

Kelman Vieira – Formado em Direito é delegado da Polícia Civil desde 2003, tendo ocupado as diretorias de Polícia Judiciária e do Instituto de Identificação de Alagoas. Está no terceiro mandato como vereador de Maceió, tendo sido presidente da Câmara Municipal. Está secretário de Prevenção à Violência desde maio de 2021.

9. Secretaria de Estado da Infraestrutura

Maria Gevan Gomes Tenório Amorim – Engenheira civil e pós-graduada em Engenharia de Petróleo e Gás. Ela já foi assessora técnica Especial de Projetos, Gerente de Edital e Contratos e Gerente de Orçamento de Abastecimento de Água da Seinfra.

10. Secretaria de Estado da Comunicação

Joaldo Cavalcante - Jornalista formado pela Ufal, com pós-graduação pelo Cesmac. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, possui experiência acumulada em comunicação pública, tendo sido secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas, além de diretor de Comunicação do Poder Legislativo Estadual. Retorna à Secom, após ser nomeado pelo governador Renan Filho, com posse efetuada na interinidade do governador Klever Loureiro. É autor de diversos livros.

11. Secretaria de Estado do Esporte Lazer e Juventude

Charles Herbert - Formado em educação física, ele foi árbitro profissional durante 17 anos, chegando a integrar o quadro da Confederação Brasileira de Futebol. Antes se tornar secretário, Charles exerceu a função de Secretário Executivo da pasta.

12. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio

Renata dos Santos – Formada em Economia pela UFRJ, tem MBA’s em Gestão Financeira pela FGV e pela Universidade de Chicago e é mestranda em Administração Pública pela Fucape. Ocupou o cargo de secretária Estadual do Tesouro alagoano entre abril de 2016 e abril de 2022. Funcionária de carreira da Eletrobras, com passagens pela Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro e Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

13. Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura

Maykon Beltrão – Formado em Administração. Foi secretário municipal de Esporte de Coruripe. Assumiu, em seguida, outra missão: a pasta da Saúde no município. Esteve por seis anos na presidência da Associação Atlética de Coruripe (AAC). Ainda na área do futebol também esteve na diretoria da Federação Alagoana de Futebol (FAF). Foi prefeito da cidade de Feliz Deserto, entre 2009-2016. Há um ano está à frente da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) Alagoas.

14. Secretaria de Estado da Fazenda

George Santoro - Formado em Direito pela UFRJ, professor, mestre em Contabilidade e Administração pela Fucape, com especialização em economia empresarial e em Direito do Trabalho e Previdência pela Cândido Mendes, além de especialista em administração pública pela FGV. É secretário de Estado da Fazenda de Alagoas desde 2015, tendo passagens pela Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.

15. Secretaria de Estado da Cultura

Mellina Freitas – Formada em Direito pela Fadima, com MBA em Gestão Pública pela Unyleya, é secretária de Estado da Cultura desde 2015. Foi prefeita de Piranhas entre 2008 e 2012. Escritora e poetisa com vários trabalhos publicados. É membro efetivo da Academia Maceioense e da Piranhense de Letras e Artes.

16. Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social

Manuelle Santos de Farias – Psicóloga formada pela Universidade Federal de Alagoas. Foi diretora da Superintendência de Políticas para Mulheres de Arapiraca e também trabalhou no Centro de Referência e Atendimento à Mulheres em Situação de Violência. Tem destaque no trabalho com Desenvolvimento em Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica.

17. Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social

Coronel Marcos Sergio - Coronel da Reserva da Polícia Militar. Formado em Direito pela Ufal, especializado em Gerenciamento de Crises e Planejamento em Eventos, esta atualmente como Secretário Geral do Consej , Conselho Nacional de Administradores do Sistema Nacional Brasileiro .

18. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Caroline Laurentino Balbino - Advogada com 18 anos de experiência na área empresarial. Foi conselheira estadual da OAB. Integrou o conselho de contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas.

19. Secretaria de Estado da Saúde

Gustavo Pontes de Miranda – Funcionário público, médico, empresário e produtor rural. Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas em 1996, fez residência médica em ortopedia e traumatologia, em Brasília, na Fundação Hospitalar do Distrito Federal de 1997 a 2000. Médico ortopedista e traumatologista da Unidade de Emergência (Sesau) onde ingressou por concurso público desde 2002. Médico ortopedista e traumatologista da Uncisal onde ingressou por concurso público em 2004.

20. Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

Roseane Ferreira Vasconcelos - Graduada em História pelo Centro Universitário CESMAC (1993) e em Pedagogia pela Universidade Paulista (2010). Especialista em Gestão Escolar, Educação Especial, Formação para a docência, Estatística e Avaliação Educacional. Concursada das redes estadual e municipal de Maceió. Atuou como gestora escolar, sendo vencedora do Prêmio Gestão Escolar (2011). Era superintendente da Rede Estadual de Ensino de Alagoas.

21. Secretaria de Estado da Segurança Pública

Flávio Saraiva - Formado em Direito e em Engenharia Agronômica pela Ufal. É delegado aposentado da Polícia Civil, com pós-graduação em Administração Policial pela Academia de Polícia Civil do Distrito Federal e Direito Público pelo Cesmac. É analista de Inteligência, especializado em operações especiais e proteção de dignitários com cursos realizados nos EUA, Espanha e Israel. Foi gestor de diversas unidades operacionais da Polícia Civil entre elas o Tigre e o Departamento de Polícia da Capital.

22. Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano

Mosart Amaral - Engenheiro civil formado pela UFAL, Mosart Amaral fez carreira trabalhando na Casal, desde 1985. Foi Superintendente Municipal de Obras e Viação, assumiu a Superintendência Municipal de Obras e Urbanização de Maceió, entre 2004 e 2006, e depois secretário municipal de Infraestrutura em Maceió até 2012. Desde 2015 responde pela Secretaria de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

23. Coordenadoria-geral da Governança Corporativa

Poliana Santana - Graduada em Administração de Empresas, possui experiência em gestão organizacional nos setores privado e público. Foi secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, onde foi também secretária de Estado em 2014. Desde 2015 atua como Coordenadora Geral da Governança Corporativa. Possui especialização em Engenharia da Qualidade pela USP, MBA em Marketing pela FGV, formação em coaching pelo Integrated Coaching Institute, formação em Conselho de Administração pela Fundação Dom Cabral e pós-graduação pela Amana Key.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯