15 Dezembro 2020 - 16:12

Candidatos eleitos e suplentes serão diplomados na próxima sexta-feira, 18, em Piaçabuçu e Penedo

Ilustração
A partir da diplomação, o eleito passa a ter a prerrogativa de tomar posse no cargo para o qual concorreu nas eleições

Os candidatos eleitos nos municípios de Piaçabuçu e Penedo, e seus respectivos suplentes, serão diplomados na próxima sexta-feira, 18 de dezembro, de forma remota, através da plataforma “Google Meet”, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o edital distribuído com a imprensa pelo excelentíssimo senhor juiz eleitoral da 13ª Zona, Drº Claudemiro Avelino de Souza, os eleitos para os cargos de prefeitos, vice-prefeito, vereadores e seus suplentes (até o terceiro) serão diplomados para seus cargos, desde que tenha apresentado suas prestações de contas.

Ainda de acordo com o edital, a cerimônia será realizada a partir das 09h30min. Minutos antes será disponibilizado um link via WhatsApp, para os números de telefones cadastrados no processo de registros de candidatura dos respectivos candidatos para que assim todos possam participar da solenidade virtual.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes, com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomação, os eleitos se habilitam a exercer o mandato que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento, pelo qual se impugna exatamente a diplomação.

A partir da diplomação, o eleito passa a ter a prerrogativa de tomar posse no cargo para o qual concorreu nas eleições, o que será efetivado na data legalmente prevista e perante o Órgão competente, fazendo valer a vontade que os eleitores manifestaram nas urnas.

por Redação

Comentários comentar agora ❯