17 Maio 2021 - 04:00

Audiência pública vai discutir regras do transporte interestadual de passageiros

Carol Garcia/Governo da Bahia
Comissão vai debater a cobertura do transporte coletivo interestadual

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados vai promover, na próxima sexta-feira (21), audiência pública para discutir regras do transporte interestadual de passageiros.

A reunião foi sugerida pelo deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC). Ele critica a concentração de empresas no setor e afirma que é preciso debater formas de desburocratização para expandir a cobertura dos serviços de transporte a partir das reais necessidades dos usuários.

"De acordo com dados da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], 66% dos mercados são operados por uma única empresa, 26% por duas empresas e 8% dos mercados, por três ou mais empresas, lembrando ainda que mesmo em mercados com aparentemente mais agentes, a competitividade é mitigada porque as empresas inserem-se nos mesmos grupos econômicos", diz o deputado.

Convidados
Foram convidados para a audiência representantes do Ministério da Infraestrutura; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia; e da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Também serão ouvidos representantes da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros; da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros; e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Paulo, além do professor Paulo Resende, representante da Fundação Dom Cabral (FDC).

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 11. O debate poderá ser acompanhado ao vivo por meio de sala interativa na internet.

por Agência Câmara de Notícias

Comentários comentar agora ❯