12 Setembro 2019 - 15:07

Marcelo Beltrão aguarda documentos para tratar sobre instalação da CPI do Diploma

O deputado estadual Marcelo Beltrão pediu o apoio dos deputados da Casa de Tavares Bastos para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o chamado “golpe do diploma”. O assunto voltou a ser discutido na sessão dessa quarta-feira (11) após ser veiculada no Fantástico uma reportagem que denunciou as fraudes na Universidade Brasil, no último domingo (08).

Durante o seu pronunciamento, o deputado destacou que a Universidade Brasil foi citada durante algumas reuniões com estudantes e também na Audiência Pública realizada no município de Penedo, inclusive com a presença de um representante da Instituição, apontada como a solução para os problemas dos alunos que não conseguiram concluir os cursos ofertados pela Faculdade Cidade de Guanhães naquele município.

Diante da repercussão nacional de mais um fraude, desta vez em uma Instituição que também pode estar envolvida no golpe em Alagoas, e da divulgação do cancelamento de diplomas realizado pela Faculdade Albert Einstein, o deputado ressaltou a importância de levar o trabalho à diante e pediu o apoio dos deputados.

“Estamos caminhado para a instalação de uma CPI e precisamos do apoio dos deputados. Alguns já sinalizaram positivamente e a participação da Assembleia neste processo é muito importante. O golpe ainda está sendo aplicado, ofertando vagas aos alagoanos que desejam ter o sonho da formação superior e estão sendo enganados. Então, esta Casa precisa estar unida nesta causa, junto com os órgãos de fiscalização e o Ministério da Educação para que possamos parar com essa fraude que vem lesando milhares de alagoanos” disse o presidente da Comissão de Educação.

Solicitação de Informações

Ainda durante sua fala, o deputado informou que após a realização de reuniões com estudantes, participação de audiências públicas e sessões especiais em diversos municípios, além da sessão especial realizada na Assembleia Legislativa enviou, solicitou, por meio da Comissão de Educação, diversas informações às Instituições de Ensino Superior citadas pelos alunos.

Entre as informações pedidas estão número de alunos matriculados em Alagoas, número de diplomas expedidos para os alunos que se formaram nos polos à distância destas instituições entre outros.

De acordo com o deputado, a chegada destas informações dentro ou até mesmo o não envio de respostas dentro do prazo estabelecido serão ponto de partida para a instalação da CPI.

“Estamos aguardando a chegada de informações que foram solicitadas a todas as instituições citadas. Assim que chegarem, tomarmos as devida providencia. Precisamos parar essa oferta irregular do ensino superior. Mas, além disso, propor uma saída para os que tiveram o sonho interrompido, envolvendo a bancada federal e o Governo do Estado, para que essas pessoas mantenham os sonhos acessos e consigam ter sua formação superior de forma legal. Até caso não obtenhamos respostas isso nos dá um alerta de que precisamos avançar e aí daremos nosso próximo passo, com a permissão do Plenário para a CPI”, afirmou.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯