12 Dezembro 2018 - 16:26

Delegado alerta e dá dicas de segurança sobre “golpe do whatsapp”

Assessoria
Delegado Thiago Prado

O delegado Thiago Prado, titular da secção dos crimes cibernéticos, da Gerência de Recursos Especiais GRE/DEIC, fez um alerta nesta quarta-feira (12) sobre uma quadrilha que está fazendo a clonagem do Whatsapp e aplicando golpes em Alagoas. Pelo menos, 50 pessoas já foram vítimas este ano no estado.

Os membros da quadrilha, segundo o delegado, clonam e transferem a linha telefônica do aparelho da vítima para o chip do criminoso. Depois instala o aplicativo Whatsapp e começa a conversar com as pessoas conhecidas das vítimas, pedindo dinheiro ou que façam depósitos em contas indicadas por eles.

Para aplicar o golpe, os criminosos contam com a ajuda de funcionários de empresas de telefonia. “Há suspeita também de facilitação em abertura de contas-correntes com documentação falsa, porque várias contas-correntes estão sendo indicadas para a prática do crime”, adiantou.

O delegado afirma que para evitar cair no golpe a pessoa deve desativar a verificação em duas etapas. “Para isso, basta ir em configurações e desativar este módulo de segurança. Aí, jamais seu Whatsapp será clonado”, disse o delegado.

Thiago Prado aconselhou ainda que a pessoa que tiver algum parente ou amigo pedindo dinheiro pelo aplicativo desconfie sempre. “Ela deve entrar em contato com o familiar ou amigo para verificar se, realmente, ele está precisando de ajuda”.

Quem for vítima do golpe pode apresentar Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia, pois o caso será enviado para investigações na secção dos crimes cibernéticos, da Polícia Civil.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯