04 Março 2021 - 09:15

Cerca de 1000 caixas de cigarros contrabandeados são apreendidas dentro de embarcação em Piaçabuçu

Deic
investigações apontam que a carga provavelmente era contrabandeada do Suriname

A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), conseguiu apreender nas primeiras horas desta quinta-feira, 04 de março, dentro de uma embarcação atracada em um porto de Piaçabuçu, no Baixo São Francisco alagoano, cerca de 1000 caixas de cigarros contrabandeados.

De acordo com o delegado Gustavo Xavier, as investigações apontam que a carga provavelmente era contrabandeada do Suriname. Os cigarros foram encontrados dentro da embarcação Comandante Serrão, oriunda do estado do Pará.

“Ainda não temos informações da tripulação, apenas poucos documentos que serão analisados pela equipe. Tudo indica que são criminosos do Pará, que fazem a distribuição do cigarro falsificado no Nordeste. Estou solicitando à Marinha o apoio no sentido de conduzir a embarcação para o local adequado”, complementou Xavier.

Durante a ação, duas pessoas que foram contratadas para carregar/descarregar o material apreendido foram detidas.

Cada vez mais contrabandistas estão optando por fazer o transporte do cigarro contrabandeado para as regiões Nordeste e Norte do país por via marítima por conta do recrudescimento da fiscalização nos últimos anos nas tradicionais fronteiras do Paraguai com Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em geral, são marcas fabricadas no Paraguai ou até mesmo em países asiáticos, que abastecem os estados das duas regiões sem necessidade de cortar o país pelo Sudeste e Centro-Oeste até chegar aos destinos, segundo policiais federais e a FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade).



 

por Redação

Comentários comentar agora ❯