20 Fevereiro 2018 - 15:57

Estudantes protestam contra mudanças na Faculdade Raimundo Marinho (FRM) de Penedo

Reprodução - WhatsaApp
Protesto aconteceu na noite desta segunda-feira (19)

Mudanças na Faculdade Raimundo Marinho (FRM) de Penedo, que está na cidade ribeirinha há quase 50 anos, fizeram estudantes protestarem na noite desta segunda-feira (19).

Na porta da instituição de ensino superior, os alunos falavam palavras de ordem por não aprovarem a implantação do ensino a distância na unidade, medida tomada, segundo eles, sem divulgação prévia, professores e plataforma.

Além disso, os universitários, reivindicavam o aumento de 20% na mensalidade da faculdade, não funcionamento do Laboratório de Informática e biblioteca com arquivos desatualizados.

Em nota, a FRM de Penedo informa que foram inseridas na matriz curricular, a partir do semestre 2018.1, algumas disciplinas na modalidade EAD (ensino a distância). A plataforma de ensino também já foi definida e se chama Moodle.

Sobre o aumento na mensalidade a unidade de ensino alega que nos últimos 4 anos não reajustou suas mensalidades. Sendo necessário, neste momento, o reajuste para manutenção da Instituição de Ensino Superior (IES), assim como para cumprir exigências do Ministério da Educação (MEC) que onera a instituição.

Confira a nota na íntegra

A direção da Faculdade Raimundo Marinho vem, através desta nota, esclarecer alguns pontos destacados no programa deste respeitado meio de comunicação.

Antes de qualquer coisa, é preciso salientar que em respeito a uma história de quase 50 anos, fruto de uma boa relação com alunos que acreditam em nosso trabalho para se tornar profissionais bem capacitados para o mercado de trabalho, nossa diretoria SEMPRE estará aberta a diálogos, críticas e sugestões desde que pacíficas e construtivas.

1. Inserimos na matriz curricular, a partir do semestre 2018.1, algumas disciplinas na modalidade EAD (ensino a distância), todas indicadas pelos coordenadores dos respectivos cursos e declaramos:

O ano de 2018 começou com novidades para os alunos da Faculdade Raimundo Marinho.
Através da Portaria do MEC n 1134 de 10 de outubro de 2016, que revogou a portaria n 4059 de 10/12/2004, onde diz:

Art 1. As instituições de ensino superior que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais regularmente autorizados, a oferta de disciplinas na modalidade a distância.
Incisso 1 - As disciplinas referidas no captu poderão ser ofertadas, integral ou parcialmente, desde que está oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso.
Incisso 2 - as avaliações das disciplinas ofertadas na modalidade referida no caput serão presenciais.

A FRM está implementando, em seus cursos, algumas dessas disciplinas.
A modalidade irá contar com momentos presenciais, uma vez por mês e irá utilizar o ambiente virtual Moodle, onde os alunos irão realizar atividades, sempre acompanhados pelos professores e suporte técnico.

A FRM está fazendo tudo de acordo com a citada portaria, sempre pensando na INOVAÇÃO e desta forma contribuindo cada vez com o aprendizado dos seus alunos.

2. O portal EAD já está no ar e será disponibilizado aos alunos no momento necessário;

3. Nos últimos 4 anos, mesmo constando em contrato, a Faculdade Raimundo Marinho não reajustou suas mensalidades. Nesse momento, se fez necessário o reajuste para manutenção da IES (Instituição de ensino superior), assim como para cumprir exigências do MEC que oneram a instituição;

4. Seguiremos o calendário acadêmico conforme divulgado. Os alunos que não comparecerem, terão suas faltas apontadas, como determina o MEC.

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Anderson Braga Sou estudante do curso de direito, o que me deixou insatisfeito com a faculdade foi o aumento abusivo sem seguir os critérios que a lei permite, quanto a questão das em EAD a faculdade tá amparada pela portaria do mec o qe faltou foi coerência nas materias a serem mistradas no sistema EAD.
  • Elton Sou aluno da instituição. O ridículo que fizeram conosco foi o aumento ABUSIVO DE 20%. Enquanto eles JUNTAM PERÍODOS, pra ECONOMIZAR, ainda aumentam a mensalidade assim bruscamente. Exemplo: estão juntos os períodos 3-4; 5-6; 7-8; 9-10. Ou seja, é nítido que estão tirando de PENEDO pra salvar MACEIÓ
  • Heitor Acho engraçado esses alunos que só querem IBOPE. Não tem o que se discutir, toda faculdade tem a modalidade EAD, e na FRM não é o CURSO são ALGUMAS DISCIPLINAS. o que o MEC permite sem problema algum. Esses alunos deveriam responder JUDICIALMENTE pela falta de respeito e absurdos contra o BAHIA.
  • Heitor Mais hilario ainda são os alunos que vão chorar no MP, como se fossem decidir o regimento interno. O que estão fazendo está sob comando de algum cabeça que deve responder Judicialmente, pela falta de respeito com o Bahia e a FRM. Pelo o que vi a FRM está fazendo tudo com base LEGAL, ao contrario dos
  • Heitor É um absurdo a forma como os alunos estão agindo, com humilhações, piadas, ameaças, manifestações. O bom disso é que o registro desses alunos ficará marcado, em fotos e vídeos. E o mercado de trabalho vai poder ver quem são. Eu com empresario JAMAIS contrataria esse tipo de aluno. Estão se queimando
  • Adalberto Você com certeza deve ser da mesma laia daqueles que estão no poder dessa instituição. Já que você é tão conhecedor das leis, deveria saber que a faculdade até hoje não apresentou nenhuma planilha que justificasse o aumento dos valores na mensalidade.
  • Adalberto Quer dizer que a lei só serve quando é para benefício da instituição, mas quando é para cumprir obrigações, ela não vale de nada? Para de passar vergonha! Se você de fato fosse empresário, quem não contrataria os serviços da sua empresa seria EU.
  • Adalberto Absurdo é você vim até aqui comentar asneiras sem conhecer de verdade a real situação que se encontra essa instituição. Falta de respeito é o que os gestores vem fazendo a muito tempo com os alunos. Falta de respeito é prometer algo e não cumprir. Agora volta para seu castelo e protege seu diretor.
  • Alexandre heitor , onde tem dizendo na cláusula que os alunos são obrigados a fazer as Disciplinas EAD ? Tem que a Faculdade pode ter a disciplina ,mas não tem dizendo que os alunos são obrigados a optar por elas .. e outra .. se quer implantar isso, deve ser para os novos alunos que entrarão e não que estão
  • Alexandre E outra Heitorzinho, a mentira que há 4 anos que não aumenta a faculdade kkk todo semestre em 2017 aumentou, E se é uma faculdade presencial, tudo deveria ser programado e não do jeito que Bahia fez .. se optei por uma presencial é pq não quero um EAD .. senão iria para outra faculdade EAD .
  • alexandre E outra , se ter modalidade EAD , sou o primeiro a sair dessa FRM e queria que todos tbm saísse para ela aprender a ter mais respeito com alunos!
  • Heitor O choro é livre! Vocês querem tomar decisões pela faculdade kkkkkkk, parece piada, vão protestar na universidade pública! Tudo está dentro da legalidade, tudo muda e se renova, as mudanças na disciplina não são motivo para essa baderna de maloqueiro! Bjs bb
  • Adalberto Veremos quem vai "chorar" rsrs
  • Heitor Adalberto, eu não estou nem aí para o que vocês fazem ou irão fazer, apenas dei opinião. Eu até me divirto em ver tanto aluno sendo manipulado por um grupo de maloqueiros. Quem sabe na próxima matéria não leio: Alunos medíocres impõe novas regras para faculdade de Alagoas.