19 Janeiro 2021 - 19:30

Maqueiro da UPA será primeira pessoa vacinada contra Covid-19 em Penedo

Assessoria
O maqueiro nascido em Amparo do São Francisco -SE se instalou em Penedo há cerca de 40 anos

Ele é idoso, pai de família com bisnetos, ex-policial militar e já trabalhou em supermercados, usina de açúcar e álcool e até em padaria. Gosta de futebol, não bebe, não fuma e será a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19, em Penedo.

Esse é um breve perfil de José Osvaldo Carvalho Oliveira, nome de batismo do Zé Alegria. “Ninguém me conhece por Osvaldo, todo mundo me chama de Zé Alegria”, afirma o maqueiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) situada em Penedo, referência para municípios do Baixo São Francisco e parte do Litoral Sul de Alagoas.

Sempre de alto astral – daí o apelido –, Zé Alegria foi informado na tarde desta terça-feira, 19, sobre a escolha que aceitou, com gratidão.

“Estou muito satisfeito, até porque eu sou uma pessoa que gosta de ajudar as outras, de fazer as coisas certas, e com a vacina vai ficar melhor”, conta o trabalhador que tem contato direto com pessoas que podem estar contaminadas pelo coronavírus.

Apesar do risco e de estar amparado no decreto que permite ao idoso trabalhador ficar em casa durante a pandemia, com salário em dia, ele mantém os plantões na UPA de Penedo, dedicação ao trabalho que justifica sua escolha.

Zé Alegria poderia estar em casa porque é idoso e trabalha em área de risco para Covid, recebendo salário em dia, mas continua nos plantões, dedicação reconhecida pela SEMS Penedo.

O maqueiro nascido em Amparo do São Francisco -SE se instalou em Penedo há cerca de 40 anos. “Eu fui policial militar em Sergipe por quatro anos, mas minha família pediu para que eu saísse. Aí a gente foi morar em Propriá, foi quando eu estava desempregado que um parente que já morava aqui conseguiu um emprego pra mim, no supermercado do Zé Lauro”, relembra Zé Alegria.

Da mudança feita há 40 anos, já casado com a esposa que lhe deu cinco filhos, todos educados pelo casal e ‘feitos na vida’, José Osvaldo Carvalho Oliveira está próximo de ter seu nome registrado na rica história de Penedo.

Caso se confirme o envio do primeiro lote de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira, 20, Zé Alegria receberá a primeira das 497 doses para iniciar a imunização da população de Penedo contra o coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido ao número de doses repassado neste momento, é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo governo estadual para atender os subgrupos prioritários da área da saúde.

Portanto, os profissionais da saúde que atuam Penedo e que serão atendidos de imediato são os trabalhadores da UPA; do Hospital Regional/maternidade da Santa Casa de Misericórdia; Unidade de Referência em Síndromes Gripais; e Central de Vacinação contra a Covid-19, setor que funcionará na Escola Estadual Ernani Méro.

Confira, na lista abaixo, quantas doses de vacina contra Covid-19 cada município de Alagoas receberá nesta semana

1 ENTREGA – VACINA COVID

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯