18 Julho 2019 - 10:37

Penedo e mais três municípios representarão Alagoas no prêmio MuniCiêcia

Divulgação
Penedo é uma das cidades que representará Alagoas no prêmio MuniCiência

Penedo e mais três municípios Alagoanos foram contemplados com a homologação dos projetos para concorrerem ao Prêmio MuniCiência edição 2019-2020, que é desenvolvido pela Confederação Nacional do Municípios (CNM) com o apoio da União Europeia no Brasil. A cidade ribeirinha concorreu com mais de 200 localidades, entre consórcios e municípios.

As iniciativas que foram apresentadas devem ser analisadas por uma comissão de especialistas que segundo os organizadores irão pontuar cada projeto conforme descrito no edital de seleção. As 30 melhores propostas apresentadas passarão passa segunda fase com o critério de maior pontuação. Logo após essa etapa os 10 que passarem serão submetidos a júri popular de 7 de outubro do corrente ano a 31 de março de 2020.

Os representantes alagoanos foram as cidades de Mar Vermelho com dois projetos (Educa+ Mar Vermelho e Curso de Informante Turístico Loca – Um despertar para o turismo), Palmeira dos Índios com um (Busca por Excelência na gestão Pública), Penedo também um (Tecnologia na Saúde: facilitando a gestão do cuidado de pessoas portadoras de doenças crônicas) e Rio Largo com (Mudança na gestão e efetivação dos serviços de arrecadação).

De acordo com os critérios apresentados pelos realizadores, está a escolha de seis municípios de cada uma das cinco regiões do nosso país sendo que, uma será na categoria de grande que se enquadra com uma população acima de 300mil, duas de médio que é de 50mil a 299.999mil habitantes, e três da classe pequenas que é até 49.999 moradores.

"Não podemos deixar de destacar que, nesse processo, serão respeitadas diversas diferenças do que é inovação em cada região. As 30 melhores pontuadas, passarão ainda pelo crivo do Conselho Político da CNM para serem validadas. O resultado das que seguirão para a próxima fase será divulgado em 9 de agosto de 2019. Entre 12 de agosto e 2 de setembro de 2019, acontece a 2ª etapa do prêmio. Nesse período, as pré-finalistas deverão apresentar informações complementares, evidências da iniciativa e depoimento do prefeito(a). Depois do detalhamento, 10 finalistas passarão para a etapa do voto popular na internet. O público terá, de 7 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020, para fazer a sua escolha".

Conforme a CNM, os gestores das cinco primeiras colocadas, por meio da votação popular, serão convidados para participar de um seminário internacional para que mediante um experiências explanem suas vivências. Os vencedores serão anunciados na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 2020.

"Esta é a 3º edição do Prêmio MuniCiência que tem como objetivo identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais inovadoras, que impactam positivamente na administração pública e na sociedade", destacam.
 

por Estagiário sob a Supervisão da Redação

Comentários comentar agora ❯