14 Setembro 2018 - 09:42

Estudantes do Ifal Penedo garantem vaga na Jornada de Foguetes 2018

Assessoria
Maryanne Pereira, Israel Vicente e Amanda Kelly integram a equipe.

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo tem vaga garantida na Jornada de Foguetes 2018, que acontecerá em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 17 e 20 de dezembro. O convite aos estudantes Amanda Kelly dos Santos, Israel Vicente e Maryanne Pereira, do curso técnico em Meio Ambiente, resulta do desempenho da equipe na 12ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), realizada em maio deste ano, nas unidades de ensino públicas e privadas inscritas.

A Jornada reúne as equipes de ensino médio e superior que lançaram seus foguetes o mais distante possível. “Participamos este ano da Mobfog com três grupos e dois deles conseguiram ultrapassar o limite mínimo estabelecido, que é de 100 metros de distância. Como o regulamento estabelece que só pode participar da Jornada uma equipe por escola, então foi convidada a que mais distante lançou seu foguete”, explica o professor de Física, Marcos Fabrício, acrescentando que o grupo selecionado alcançou a marca de 162 metros.

Dentre os três estudantes, dois já têm experiência no lançamento de foguetes construídos artesanalmente com garrafas PET, potes de sorvete, fita adesiva, bexiga, bicarbonato de sódio e vinagre. Israel Vicente e Maryanne Pereira são bolsistas do projeto de extensão Foguetes do Velho Chico, coordenado pelo professor Djair Melo e executado em três escolas públicas de Penedo, com alunos do ensino fundamental e médio.

Em 2015 e 2016, o aluno Israel Vicente integrou equipes que ganharam troféus de campeãs nacionais. A experiência do Israel é ainda maior, pois ele participou da Mobfog nos anos 2015 e 2016, esteve entre as equipes convidadas para a Jornada de Foguetes daqueles anos e conquistou para o Ifal Penedo, em ambas edições, o título de campeão nacional, ao lado de outras escolas de diferentes estados. “A expectativa é que agora em 2018 nosso desempenho renda mais um troféu para o campus. No entanto, dependemos de ajuda de custo para participar do evento no Rio de Janeiro e estamos aguardando a resposta da instituição”, afirma o aluno.

Sobre os eventos - A Jornada de Foguetes acontece desde 2009 como evento que coloca em destaque as melhores equipes da Mobfog, integrantes do nível 4 (alunos de ensino médio e superior). Já a Mostra vem sendo realizada desde 2007 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), instituições também responsáveis, desde 1998, pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No Ifal Penedo, a participação dos estudantes em tais eventos é atualmente coordenada pela equipe docente da área de Física: Andressa Nunes, Djair Melo e Marcos Fabrício.

Os objetivos da OBA e Mobfog incluem fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A atividade de lançamento de foguetes, por exemplo, abarca uma diversidade de conteúdos da Física. “Os principais conceitos envolvidos são: lançamento de projéteis, que envolve cinemática vetorial, movimento bidimensional, força gravitacional e força de resistência do ar; leis de Newton; e conservação do momento linear”, explica a professora Andressa. “Além disso, é possível utilizar a atividade para ilustrar conceitos matemáticos, como o de função quadrática, e químicos, como o das reações químicas relacionadas ao combustível do foguete”, complementa o professor Marcos Fabrício.

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯