11 Abril 2021 - 05:58

Sem resposta: desaparecimento da jovem grávida Roberta Dias completa 09 anos

Neste domingo, 11 de abril de 2021, completam exatamente 09 anos do desaparecimento da jovem Roberta Dias, 18 anos. Mesmo depois de tanto tempo, o caso de maior repercussão da região do Baixo São Francisco alagoano continua sem respostas e ainda sem data para que os acusados possam sentar no banco dos réus.

O caso Roberta Dias, jovem que quando foi raptada e assassinada estava grávida, é cheio de mistérios. No enredo, tem prisão de inocentes, áudio de acusado confessando o crime e, principalmente, muitas perguntas por parte da sociedade alagoana, sendo, a seguinte, a mais repetida durante todo esse tempo:

“Onde está o corpo de Roberta Dias?”

A jovem desapareceu das imediações da Praça de Santa Luzia, logo após sair de uma consulta pré-natal em uma clínica pública que funcionava na localidade. Dezesseis meses depois, uma grande operação foi deflagrada pelas forças ligadas a Segurança Pública de Alagoas e resultou na prisão de pessoas de Penedo, entre elas policiais civis que, à época, trabalhavam na 7ª Delegacia Regional.

Na oportunidade, o assunto explodiu na imprensa alagoana, tendo na maioria das reportagens a seguinte manchete: “Caso Roberta Dias é elucidado e culpados são presos”, com base nas declarações dadas pela cúpula da Segurança Pública que, na ocasião, acreditava ter dado as respostas que todos aguardavam.

No entanto, em maio de 2018, o caso teve uma grande reviravolta! Um laudo elaborado pela Polícia Federal, após perícia em uma gravação, vazou nas redes sociais mostrando um diálogo entre duas pessoas, em que uma delas confessa ter matado a jovem Roberta Costa Dias em abril de 2012.

O documento, elaborado com base em um diálogo de quase 16 minutos, reproduz literalmente o que foi dito pelas partes no áudio que foi enviado pelo presidente do inquérito policial que investigava o caso, delegado Cícero Lima, ao setor técnico científico da Polícia Federal em Alagoas, ainda no ano de 2016.

Na gravação, um jovem identificado pela polícia como Karlo Bruno Pereira Tavares, que na época tinha 18 anos, conta detalhes de como cometeu o crime em companhia de Saulo Araújo, que era apontado como o pai do filho que Roberta Costa Dias estava esperando quando foi assassinada covardemente no dia 11 de abril de 2012, no terceiro mês de gestação.

Em agosto de 2018, o Ministério Público de Alagoas, através da 6ª Promotoria de Justiça, sediada em Penedo, ofereceu denúncia contra Karlo Bruno Pereira Tavares, 27 anos, e Mary Jane Araújo Santos, 54, por envolvimento no caso.

De acordo com a denúncia formulada pelo Ministério Público com base no inquérito policial que demorou cerca de seis anos para ser concluído, Karlo Bruno e Mary Jane devem responder por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima); ocultação de cadáver e aborto provocado por terceiro.

Apesar das provas juntadas aos autos, depoimento de testemunhas e até mesmo a confissão do denunciado Karlo Bruno, que foi gravado contanto detalhes de como o crime foi orquestrado e executado, o Ministério Público entendeu que os indiciados deveriam aguardar julgamento em liberdade. O pai da criança que Roberta esperava não foi denunciado por ser menor de idade à época do crime. Desde então, o processo segue na 4ª Vara Criminal da Comarca de Penedo.

O sentimento que paira sobre a família de Roberta Dias é o de sede por Justiça. Eles ainda mantêm acesa a chama da esperança de que um dia, não muito distante, poderão dar ao menos um sepultamento digno a jovem que foi assassinada covardemente, por não ter aceitado, segundo as investigações, interromper sua gravidez.

Em matérias relacionadas separamos as principais reportagens veiculadas durante esses 09 anos do caso Roberta Dias. Confira agora mesmo!

por Redação

Comentários comentar agora ❯