26 Outubro 2018 - 10:02

Conheça as etapas do financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário não precisa ser um bicho de 7 cabeças, com as informações certas, você não precisará desistir de investir em seu sonho de ter a casa própria. Porque, afinal, quem tem dinheiro para comprar um imóvel a vista, não é mesmo?

Mas para que você não acabe desistindo antes mesmo de tentar, vamos falar sobre os passos do financiamento e quais são alguns documentos que você não pode deixar de lado na hora de fazer o seu.

O passo a passo do financiamento imobiliário

Veja abaixo as etapas e documentos necessários a fim de obter o financiamento para adquirir o imóvel dos seus sonhos:

1. Simulação do financiamento

Nessa etapa você apresentará o valor total do imóvel que você pretende comprar assim como o valor do financiamento, isto é, o valor total menos a entrada que você dará pelo imóvel.

A maioria das empresas que concedem esse tipo de crédito também fornece em seu site simuladores. Neles você poderá variar o tipo de prestação, a taxa efetiva anual, o tipo de amortização, a quantidade de parcelas, enfim. Lá será possível achar o plano perfeito para você.

2. Proposta de financiamento

Depois de ter encontrado o melhor plano para você utilizando o simulador, está na hora de apresentar uma proposta formal a sua financiadora. Mais uma vez isso pode ser realizado online sem a necessidade de ir em lojas físicas das financeiras.

Aqui normalmente são exigidos os documentos pessoais como RG, CPF e alguns dados profissionais, como renda mensal, além das informações a respeito do imóvel valor total e valor financiado.

3. Análise de crédito

Os documentos fornecidos para a empresa servirão com base para a análise de crédito, nesse cenário, será analisado se a proposta inicial bate com o seu perfil, isso é, renda, idade, prazo para pagamento.

Dentre os documentos já apresentados, podem ser solicitados outros tais como:

● Certidão de casamento, se for aplicado;
● Comprovante de renda;
● Comprovante de residência;
● Comprovações de que não há débitos com o governo.

Essas são somente alguns exemplos, contudo, cada financeira deverá adotar um direcionamento próprio.

4. Avaliação do imóvel e do vendedor

Agora o seu financiamento está quase sendo finalizado, e será necessária uma avaliação do imóvel.

Primeiro, será necessário comprovar a identidade do vendedor através dos documentos de identificação e, caso se aplique, também é necessário a documentação referente ao seu cônjuge.

Quanto ao imóvel, agora é a hora de avaliar o histórico e verificar se o vendedor tem direito legal de realizar a transação. Nesse processo também é identificado se não há nenhum débito relacionado ao imóvel, tal como o IPTU.

5. Vistoria técnica

Nessa etapa do processo de financiamento do imóvel, um profissional credenciado avaliará a residência e chegará a uma conclusão se o real valor do imóvel realmente é compatível com o que se está sendo cobrado.

Isso é realizado fazendo comparações com transações similares na mesma região, dando a segurança que o comprador precisa para saber se realmente está fazendo um bom negócio.

Estando tudo certo com o imóvel e também com o valor, estará pronto para o próximo passo.

6. Contrato e liberação do financiamento

Crédito aprovado e documentação toda em dia, o próximo passo é justamente assinar o contrato de financiamento imobiliário, que deve ser registrado em cartório. Algo que você deve ter em mente é, a escritura somente é lavrada após a quitação de todas as parcelas.
A liberação dos recursos é feita diretamente para o vendedor e a partir daí é só preparar a mudança e entrar na casa nova.

Apesar desse procedimento ser, de certa forma, padrão, fique atento aos documentos que a instituição financeira de sua escolha solicita para a prestação do serviço. Depois disso, basta fazer o passo a passo do financiamento imobiliário como descrito acima.

Comentários comentar agora ❯