25 Outubro 2018 - 16:31

Quer ser um trader de Bitcoin? Conheça três estratégias

Tornar-se um investidor não é tarefa fácil. Porém com a explosão do acesso à informação, várias pessoas elegeram a função como sua ocupação. Com a explosão das criptomoedas, novas opções surgiram nesse mercado. Nesse artigo, falaremos sobre como ser bem sucedido ao investir em Bitcoins.

O que é trader?

O trader é um profissional cujo objetivo principal é ganhar dinheiro através de investimentos no mercado financeiro, com operações de curto prazo, aproveitando a volatilidade do mercado. Basicamente, o objetivo é comprar e vender ações ou outros ativos que são negociados em Bolsa.

Embora seja uma profissão considerada extremamente difícil por muitos e rechaçada por vários, dentre outros fatores por causa de sua complexidade e da volatilidade do mercado, a presença do Trader no mercado financeiro é imprescindível para que o mesmo possa funcionar de maneira correta.

É importante, pois é através de suas atuações, comprando e vendendo ações ou outros ativos, que os mesmos ganham um “preço” no curto prazo. Outro aspecto importante é proporcionar liquidez ao mercado. Porém, a “aversão” à profissão vem sofrendo um revés em virtude de alguns fatores.

O aumento da volatilidade no Brasil, o surgimento de novas ferramentas que suportam seu trabalho, e o surgimento de novos produtos vem fazendo com que os ganhos cresçam e que a profissão ganhe um fortalecimento enquanto carreira.

E, dentre os novos produtos inclui-se o sucesso dos Bitcoins. Através de um acesso maior para o gerenciamento de transações envolvendo a criptomoeda, vem surgindo uma nova especialidade de Trader: O Trader Digital.

O que é necessário fazer para se tornar um trader de Bitcoins?

Para atuar como Trader Digital não existe a obrigatoriedade legal por uma formação específica. Você pode ser formado em Engenharia, Administração, Medicina, Psicologia e pode, sem dúvida, exercer a profissão de maneira bastante bem sucedida no mercado financeiro.

O requisito certamente essencial para a pessoa atuar nessa profissão de maneira sólida e bem sucedida é possuir conhecimentos sobre Economia, especialmente a respeito dos mecanismos de funcionamento do mercado financeiro.

Portar essa bagagem é vital, pois dessa forma, o profissional tem possibilidades concretas e reais, a fim de saber quais são os fatores que influenciam os valores dos ativos negociáveis.
Naturalmente, por tratar-se de um novo ativo, investir em Bitcoin requer alguns requisitos específicos e peculiares. Para começar é necessário cadastrar-se em uma plataforma de compra e venda de Bitcoins, as quais são conhecidas pela palavra inglesa “Exchange” (câmbio, em português).

É importante se prevenir antes de se cadastrar em uma Exchange que possua um alto valor de compra e venda de Bitcoins. Existem algumas plataformas fraudulentas que possuem moedas apenas para especulação, sem real valor tecnológico e que acabam por serem modelos fraudulentos de negociação.

Para iniciar seu trabalho, é necessário que você já possua Bitcoins para começar a operar como um Trader. Caso ainda não os tenha você deve trocar seu dinheiro (real ou dólares) por eles em uma Exchange especializada nisso. Feito isso, o trabalho já pode começar.

ESTRATÉGIAS PARA SER BEM SUCEDIDO

Especializar-se em um ativo:

Essa estratégia se choca com um pensamento bastante comum em quase todos os mercados: a da diversificação. Porém, são visíveis as vantagens assim que colocamos as cartas na mesa. Por exemplo: Quais são os fatores macroeconômicos que influenciam a queda ou subida do Bitcoin?

Qual o impacto de uma nova legislação? Quais são as estatísticas disponíveis a respeito do Bitcoin? Qual é o lucro médio? Qual é a perda média? Qual é o retorno médio do mês, trimestre ou ano passado? Agora, imagine-se controlando tudo isso para, por exemplo, dez ativos diferentes.

Aja consciente de que o mercado sempre toma direções diferentes

Mencionamos a palavra volatilidade no início do artigo, no mercado de Bitcoins, a mesma é levada ao extremo. Desde seu surgimento, pudemos presenciar altas monumentais e quedas quase tão grandiosas.

Dentro desse cenário, é importante preparar-se para não desesperar-se quando aparecer um vermelho em sua tela e achar-se um Midas quando o verde aparecer. Como já dissemos: “Tudo ou nada”.

Esteja, portanto, preparado, munido das informações que a especialização citada anteriormente lhe dá para adequar-se ao comportamento desse mercado, entender o momento e reagir conforme seus objetivos requerem.

Mantenha os registros de seus trades

Se você deseja, realmente, investir em Bitcoin de uma maneira séria e profissional, cultive duas coisas muito importantes: disciplina e controle emocional. Em um mercado quase insano, só há uma variável que você pode controlar. Essa variável é... Você mesmo!

Assim, registre todas as informações quanto ao desempenho de suas operações, a execução de seu plano, taxas, novos investidores, plataformas, enfim... tudo aquilo que diz respeito a seu trabalho, seu plano e seus objetivos.

Vantagens de ser um Trader de Bitcoin

Apesar das operações no mercado serem absurdamente voláteis o início do trabalho é relativamente simples. Basta que você se cadastre, enviando documentação bastante simples, geralmente confirmada no mesmo dia e você já pode iniciar suas operações.

Investir em Bitcoins é algo que pode ser feito vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana de qualquer parte do planeta. O caráter virtual do negócio não impõe limitações físicas, tampouco geográficas para que transações sejam feitas.

Naturalmente, você precisa ter a criptomoeda para iniciar seu trabalho, porém não precisa se preocupar com valores mínimos, como ocorre nas negociações de outros ativos. Mesmo valendo hoje por volta de dez mil reais, se pode iniciar comprando frações da moeda virtual.

A tendência fundamental quanto ao comportamento do Bitcoin é de alta. Em virtude das transações serem sustentadas por uma tecnologia que quebra todos os paradigmas anteriores, há uma limitação que fará com que ao longo do tempo, mais pessoas o conheçam e usem, valorizando-o.

Bem, esperamos que esse artigo tenha sido útil para começar a orientá-lo caso decida ser um Trader de Bitcoin. As perspectivas são ótimas. A criptomoeda é uma realidade. Basta organização, disciplina e controle para ser bem sucedido.

Comentários comentar agora ❯