19 Março 2019 - 18:41

Centro de Distribuição da Ajinomoto em Alagoas é vitrine para novos investimentos

Resultado de um investimento de R$ 5 milhões, foi inaugurado o Centro de Distribuição da Ajinomoto, no Polo Industrial de Marechal Deodoro, na manhã desta terça-feira (19). A instalação da empresa em Alagoas gera, inicialmente, 80 empregos diretos e indiretos. O Centro abastecerá todo o Norte e Nordeste do país com produtos da multinacional japonesa.

O vice-governador Luciano Barbosa destacou a vinda da Ajinomoto como prova de que que Alagoas está à frente da maioria dos demais estados, que, em meio à crise econômica nacional, não pagam suas contas. “Alagoas tem feito seu ‘dever de casa’. O governador Renan Filho tem usado toda a sua capacidade e colhido resultados positivos com a vinda das empresas e indústrias para cá, gerando emprego e diminuindo a desigualdade social. Ele fez o ajuste fiscal no primeiro mandato e os empresários, que conhecem a realidade dos outros estados, ficam mais propensos a investir aqui porque sentem a segurança jurídica e das contas públicas”, declarou.

Representando o governador Renan Filho, Luciano Barbosa afirmou que a Ajinomoto ajudará a propagar o estado para o mundo empresarial: “A presença da multinacional aqui é simbólica, é muito importante. Por ser uma empresa com presença global, levará a impressão do Estado por onde ela se relacionar. E muitas vezes os empresários decidem os investimentos com base nas impressões de outros investidores. Ter a Ajinomoto aqui atrai os olhos de fora para Alagoas”.

“Não tem sido fácil trabalhar com desenvolvimento econômico nesse cenário de incertezas. Então, é um motivo de orgulho ainda maior para nós aqui de Alagoas ter a Ajinomoto no nosso portfólio de empresas, mostrando que temos fôlego, sim, para continuar concedendo incentivos fiscais e, principalmente, impulsionar a geração de empregos para a população”, ressaltou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

O vice-presidente da Ajinomoto do Brasil, Toshiyuki Mochizuki, agradeceu ao Governo do Estado e informou que o Centro de Distribuição de Alagoas tem capacidade de movimentar 520 mil caixas de produtos por mês. “Temos condições de movimentar 200 caminhões a cada mês”, afirmou. Também estiveram presentes o diretor-geral da empresa, Mitsuya Sasazaki, e o gerente de Logística, Yuri Takamura.

O Centro de Distribuição tem localização estratégica para o escoamento da produção – o Polo Industrial de Marechal Deodoro, que, segundo o vice-governador, é um dos maiores beneficiários da política de atração de indústrias e empresas do Governo. O prefeito de Marechal, Cláudio Filho – o Cacau, destacou que Alagoas passa por um novo momento iniciado há poucos anos e fez um pedido à diretoria da multinacional: “Espero que em poucos anos eu retorne para inaugurar uma fábrica da Ajinomoto aqui no Polo de Marechal”.

A Ajinomoto do Brasil faz parte do grupo de mais de 50 empresas que já receberam incentivos fiscais ou locacionais do Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin). Reformulado em 2016, o programa oferece, entre os seus benefícios, a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), garantindo um importante diferencial competitivo aos empreendimentos que buscam se instalar no estado.

Prestigiaram a inauguração o deputado estadual Marcelo Beltrão, o presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, André Luiz, representantes de entidades do comércio e funcionários da empresa.

A empresa

Presente no país desde 1956, a unidade da Ajinomoto do Brasil é a terceira mais importante do grupo fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. Operando em 25 países, possui 123 fábricas e cerca de 34 mil funcionários. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯