08 Março 2018 - 12:08

Conheça os diferentes tipos de macacos e veja quais os melhores para o seu negócio

Quem trabalha com movimentação de cargas precisa de diferentes ferramentas de elevação para realizar o serviço de forma prática e em total segurança. A escolha correta irá depender de alguns fatores como o peso da carga e a altura de elevação.

Alguns tipos de macacos hidráulicos são recomendados para suspender carros enquanto outros para utilização em indústrias. Confira as diferenças entre os principais modelos para fazer a escolha certa de acordo com o seu tipo de negócio.

Macaco Hidráulico Garrafa

Com uma grande variedade de modelos no mercado, o macaco hidráulico Garrafa é bem versátil. Dependendo da capacidade da ferramenta de elevação escolhida, é possível erguer de um pequeno carro de passeio até um ônibus. Isso porque os fabricantes costumam oferecer produtos capazes de movimentar para cima entre 2 toneladas e 50 toneladas.

Devido ao seu design cilíndrico e bojudo, esse tipo de macaco hidráulico é conhecido como tipo Garrafa. É recomendado para elevação de veículos.

Como funciona

Na parte superior do macaco Garrafa, você encontra um fuso de aproximação que foi feito para facilitar o processo. Basta girá-lo para cima de modo que fique o mais próximo possível do carro. Na sequência, é só acionar a alavanca fazendo movimentos para cima e para baixo.Para descer o pistão, é ainda mais prático. Basta colocar a alavanca nele e girar para o lado.

Vantagens

● Conta com fuso de aproximação, que permite erguer o veículo mais facilmente, e com menor esforço
● Prático e simples de usar
● Oferece mais de 1 estágio hidráulico e de aproximação
● Grande variedade de modelos com diferentes capacidades

Macaco Jacaré

Com diferentes capacidades, que vão de 2 a 20 toneladas, o Macaco Hidráulico Jacaré é muito utilizado para trocar pneus de carros. Por esse motivo é indispensável em oficinas mecânicas, borracharias, autocenters, entre outros estabelecimentos.

Alguns modelos contam com rodas de PU (que são recomendadas para utilização em superfícies planas pois não as danificam) e outros com rodas de ferro (que permitem a utilização desse macaco hidráulico em todo tipo de piso).

Como funciona

Observe o local correto na carroceria do automóvel para acoplar o macaco Jacaré. O ideal é realizar sempre a troca de pneus em superfície plana para sua maior segurança.

Depois, coloque a ferramenta de elevação na parte de metal do pneu que você irá substituir. Com o cabo perfeitamente acoplado, comece a realizar movimentos para cima e para baixo até o veículo estar na altura que você quer.

Para colocar o veículo de volta no solo, basta inserir o cabo na válvula de liberação e girar no sentido anti-horário. Dessa forma simples, a base do macaco Jacaré irá descer rapidamente.

Vantagens

● Ferramenta rápida e prática de elevação de automóveis
● Permite fazer pequenos reparos em pneus, além de trocá-los
● Modelo de macaco hidráulico resistente
● Fácil manutenção
● Simples de usar
● Oferece maior segurança

Macaco Mecânico

Muito utilizado por motoristas para trocar pneus de automóvel, o macaco mecânico costuma ser uma opção mais barata. Isso porque quem usa tem que fazer um pouco mais de esforço físico para erguer o veículo do que se estivesse usando um macaco hidráulico.

Os principais tipos de macacos mecânicos são o Macaco Tijolinho (também conhecido como Macaco Sanfona) e o Macaco Joelho. Os dois modelos têm como principal característica o fato de serem constituídos por alavancas simples e canaletas de apoio.

Como usar

Basta introduzir a alavanca no macaco mecânico. Na sequência, encaixe a ferramenta de elevação de carga manual no local indicado no seu carro. Depois é só girar e o automóvel irá subindo lentamente. Coloque a alavanca ou chave de roda na parte metálica do pneu e rode em sentido anti-horário para abrir. Depois é só substituir pelo estepe.

Vantagens

● Costuma ser mais barato do que os macacos hidráulicos
● Contam com alavancas simples e canaletas
● Não há como danificar a lataria do carro
● Embora exija mais esforço físico do motorista, é fácil de usar

Macaco Unha

Com o objetivo de inserir tartarugas de movimentação ou cavaletes em cargas pesadas que estão muito próximas ao chão, esse tipo de macaco hidráulico é muito utilizado pelas indústrias.

A maioria dos modelos de Macaco Unha contam com ponto de apoio acima de 20 mm do solo. O que irá depender da capacidade da ferramenta escolhida por você. A dica é sempre pesquisar bastante os produtos oferecidos pelos diferentes fabricantes. Dependendo do modelo pode chegar, por exemplo, 38mm.

Como funciona

Basta posicionar o Macaco Unha no ponto de apoio do veículo ou carga que você deseja erguer. Depois introduza, na catraca articulada, o cabo de acionamento e manualmente comece movimentá-lo para cima e para baixo. Dessa forma você fará o acionamento do pistão. Continue os mesmos movimentos até a carga chegar na altura desejada.

Vantagens

● Existem diferentes modelos no mercado (alguns chegam a erguer entre 10 e 20 toneladas)
● A parte superior do macaco Unha também pode ser usada para elevar cargas
● Tem catraca articulada que garante maior liberdade de movimentação para cima
● Alguns modelos oferecem válvula de sobrecarga (o que impede acidentes por carga excessiva no macaco hidráulico tipo Unha)
 

Comentários comentar agora ❯