Skip to content

A importância de possuir um Certificado Scrum Product Owner

A importância de possuir um Certificado Scrum Product Owner

Com a crise e a recessão que assola não só o Brasil, mas outros países também, é importante que os profissionais busquem especializações para facilitar a entrada no mercado de trabalho. Mesmo para quem está empregado, realizar cursos específicos pode garantir a permanência no emprego ou render uma promoção em uma nova vaga.

Escolher o curso certo é outro desafio, tendo em vista o grande número de formações disponibilizadas por escolas e centros de educação. Um em particular, que inclusive vem chamando a atenção dos recrutadores é o Scrum. Oriundo do âmbito da TI, este método pode ser usado em quase todas as áreas que demandam um projeto e, por isso, cada vez mais pessoas buscam por um Certificado Scrum Product Owner.

O que é Scrum?

Scrum é uma metodologia ágil utilizada para garantir que todos os processos determinados pelo gerenciamento de projetos aconteçam de forma satisfatória. Ele funciona como um framework, estruturando as práticas e rotinas da equipe em um fluxo para atender os prazos e metas no decorrer do projeto.

O Scrum é utilizado com sucesso em projetos de desenvolvimento de softwares, também chamado de “desenvolvimento de software ágil”, no qual várias metodologias são aplicadas para a engenharia de programas. Mas, devido à sua grande eficácia em solucionar problemas e simplificar problemas complexos, a metodologia Scrum também pode ser usada praticamente em todos os projetos, desde a criação de um aplicativo até a organização de um show de rock.

Essa relevância aliada à variedade de sua aplicação vem enchendo os olhos das empresas e headhunters. Quem dominar o processo larga na frente, principalmente em firmas que trabalham com desenvolvimento de projetos. Agora vamos falar um pouco dos indivíduos inseridos nesta metodologia, começando pelo Product Owner, umas das peças principais do processo:

● Product Owner

É o cabeça do projeto, a pessoa responsável por determinar as diretrizes e objetivos para chegar até o produto final. Vai alocar recursos e definir os parâmetros que guiarão a equipe até o resultado desejado. É o incumbido por todas as funcionalidades que devem ser desenvolvidas e precisa passar para a equipe com clareza tudo aquilo que o projeto necessita. Em outras palavras, é o indivíduo que vai nortear a equipe no ponto zero até a finalização do produto.

● Scrum Master

Não é um gerente de projetos, apesar de exercer uma liderança na equipe. Basicamente tem duas funções primordiais: a primeira é engajar e motivar a equipe, e a segunda é facilitar os processos para que tudo ocorra de forma fluída, dentro do cronograma estabelecido e, de preferência, sem ultrapassar o orçamento planejado.

● Time Scrum

É a equipe propriamente dita. No caso de softwares, são programadores, designers e testadores, mas esses personagens mudam de acordo com o projeto e área de atuação do empreendimento. Diferente de outros sistemas, essas pessoas executam tarefas diferentes, porém, trabalham juntas, como um time, sem divisões de cargos ou funções.

A importância de obter um Certificado Scrum de Product Owner

O Scrum é considerado um método moderno e dinâmico, que agrada por garantir resultados e enxugar gastos. Em todo o processo, o Product Owner tem um papel gigantesco. Ele deve conhecer o produto ou a ideia dele muito e bem e passar a referência com exatidão para os demais integrantes da equipe.

Para exercer tal função é preciso estar preparado para lidar com fornecedores, clientes, funcionários e todos os stakeholders (pessoas envolvidas) do projeto. Estes são os motivos que o Product Owner é uma profissão procurada e bem remunerada no mercado. Além de pessoas é função também garantir:

● Comunicação entre a equipe
● Cumprimento de prazos
● Bom uso dos recursos
● Qualidade nas tarefas desempenhadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também