06 Junho 2017 - 17:32

Áudio: Pequenos agricultores de Penedo e região podem renegociar dívidas com descontos de até 95%

aquiacontece.com.br

Desde setembro do ano passado que, graças a regulamentação da Lei 13.340, que clientes do Banco do Nordeste passaram a ter condições especiais para liquidação ou renegociação de dívidas rurais contratadas até dezembro de 2011, com descontos que podem chegar a até 95% sobre o saldo devedor nos casos de liquidação.

Os descontos, válidos até 29 de dezembro de 2017, beneficiam diretamente agricultores dos estados abrangidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre eles Alagoas e Sergipe, e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Para falar sobre o assunto, o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Wesley Mácio Gonçalves Maciel, concedeu entrevista ao Programa Vida Real, comandado pelo radialista Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

“A regulamentação da Lei de Renegociação de Dívidas Rurais representa a oferta de oportunidades para restaurar a capacidade produtiva dos produtores, geração de emprego e renda”, explicou o superintendente que estava acompanhado do gerente da agência Penedo, Eliseu Sandes de Moraes Vieira Júnior.

De acordo com Wesley Mácio, o melhor dessa lei promulgada pelo presidente Michel Temer é que os juros são negativos. “Essa foi uma forma que o Governo Federal encontrou para ajudar o pequeno agricultor, que nós sabemos que é quem mais precisa. Quanto maior o cliente, maior é sua taxa de juros, é assim que funciona”, complementou.

Condições de negociação

A partir da assinatura do decreto, produtores rurais com operações de crédito contratadas com o Banco do Nordeste até 2011 podem procurar suas agências de relacionamento ou agências itinerantes para negociar liquidação ou repactuação de suas dívidas. Os rebates são de até 95% em casos de liquidação de operações de até R$ 15 mil no Semiárido, contratadas até 2006. Fora do Semiárido, os descontos sobre o saldo devedor atualizado são de até 85%. Para contratações realizadas de 2007 a 2011, as condições de liquidação incluem rebates de até 50% para empreendimentos localizados no perímetro semiárido e de até 40% nos projetos localizados fora dessa área.

As vantagens para os produtores que optem pela repactuação de suas dívidas incluem um cronograma de amortização com vencimento da primeira parcela em 2021 e da última parcela em 30 de novembro de 2030, com processo simplificado de análise da dívida. Os encargos financeiros na renegociação da dívida variam de 0,5% ao ano, para agricultores familiares, a 5% ao ano, para grandes produtores.

As operações enquadráveis são financiadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) ou com recursos mistos do FNE com outras fontes em contratações para empreendimentos localizados na área de atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste e norte dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais) independentemente do valor, ou realizadas com outras fontes de financiamento de valor até R$ 200 mil.

Para o entrevistado, o FNE é um instrumento fundamental para garantir o desenvolvimento, a ampliação de novas atividades econômicas, o fortalecimento das atividades já existentes, e as consequências são crescimento, desenvolvimento e geração de emprego e renda.

Ainda durante a entrevista, o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas falou sobre outros assuntos. Clique no player e confira o áudio na íntegra!
 

por Redação com informações do BNB

Comentários comentar agora ❯