06 Março 2018 - 14:04

Conheça os tipos de empréstimos e qual é o mais indicado para cada situação

Recorrer a um empréstimo é algo comum na vida de vários brasileiros. Seja para quitar uma dívida, financiar os estudos ou realizar o sonho da casa própria, o empréstimo pode ser a solução ideal. Existem diversas modalidades de empréstimo, dependendo da forma de pagamento, do objetivo e serviço.

Conhecer os vários tipos de empréstimos disponíveis no mercado é importante para saber qual é o mais adequado para suas necessidades. Por isso listamos os principais tipos de empréstimo abaixo:

1) Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo bastante oferecida para os servidores públicos, aposentados e pensionistas. Neste tipo de transação, as parcelas do crédito são debitadas em folha, isto é, diretamente do contracheque e os juros costumam ser baixos.

Assim como na maioria das formas de empréstimo, cada instituição financeira tem suas variações de taxas e com isso os juros podem variar bastante. Logo, cabe ao consumidor fazer um estudo detalhado antes de se comprometer com um empréstimo de uma determinada empresa, para avaliar se esta é a melhor linha de crédito, ou seja, a proposta mais vantajosa.

2) Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é uma alternativa de crédito para quem não tem acesso ao empréstimo consignado. Esse tipo de linha de crédito exige uma análise detalhada sobre a vida financeira do consumidor para verificar o histórico de crédito e se possui estabilidade financeira para honrar com as parcelas do empréstimo. Em algumas situações, há empresas que solicitam uma garantia de um fiador ou avalista.

3) Empréstimo pessoal online
Outro empréstimo que vem ganhando espaço no Brasil é o empréstimo pessoal online. O processo é parecido com o empréstimo pessoal, só com a diferença de ser feito online, sem burocracia e mais rápido que financeiras tradicionais. A justificativa para estas vantagens é a tecnologia, que garante a segurança, a análise de crédito e o processo agilizado.
Em algumas empresas não há a necessidade de envio de documentos ou comprovantes no momento da solicitação do empréstimo e, por ser online, não há necessidade de ir até a uma agência, ou seja, você economiza tempo e dinheiro de locomoção.

4) Crédito Direto ao Consumidor
O Crédito Direto ao Consumidor, também conhecido como CDC, é uma forma de empréstimo muito recorrente e abrangente, oferecida tanto pelos bancos quanto por lojas de departamento. Se você já adquiriu qualquer produto e a forma de pagamento foi o crediário, você já utilizou o CDC.

A vantagem deste tipo de empréstimo é que o requerente passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pagado seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito. As taxas variam de acordo com cada instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.

5) Empréstimo por penhor
Para além dos empréstimos pessoais e consignados que são mais rotineiros na vida dos brasileiros, existem versões de empréstimos menos convencionais. Um grande exemplo é o empréstimo por penhor, principal empréstimo utilizado pelos inadimplentes, os quais muitas vezes não podem contrair um crédito pois estão com nome “sujo”. A garantia para o pagamento da dívida contraída é o penhor de joias ou de outros bens, apesar da aparente vantagem este tipo de empréstimo possui normalmente juros altos.

6) Refinanciamento de imóvel
Outro tipo é o refinanciamento de imóvel no qual o cliente oferece o imóvel como garantia. A grande vantagem deste tipo de empréstimo são os juros baixos e o longo período para quitar a dívida, uma vez que as propriedades costumam valer bastante – diminuindo o risco de um prejuízo para o credor. Porém, é preciso pensar bastante ao realizar este empréstimo. Primeiro o processo de adquiri-lo enfrenta bastante burocracia e no caso de inadimplência o devedor perde o imóvel.

7) Antecipação do 13º salário
Uma prática cada vez mais comum para o brasileiro é a antecipação do 13º salário. Este empréstimo é interessante para aqueles que sofrem uma emergência financeira ou desejam adiantar um planejamento. Os juros são tão atrativos quanto um empréstimo consignado, uma vez que a garantia é o 13º do cliente.

 

Comentários comentar agora ❯

  • Fábio Martins Pelo jeito o empréstimo para aposentado continua tendo muito mais vantagens a cada dia que passa, o empréstimo pessoal nem tá rendendo muito, as taxas e juros são altas, o site https://facilemprestimo.com/ tem uma taxa menor, mas mesmo assim é bem caro