28 Abril 2017 - 10:11

Pesquisadores iniciam estudos sobre branqueamento dos corais na Piscina do Amor

Ascom - IMA/AL
Técnicos percebem a presença de novas espécies abrigadas no local

Técnicos da equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (Gerco IMA) iniciaram, na manhã dessa quinta-feira (27), as coletas, com a participação de um pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para posterior análise e estudo sobre o branqueamento dos corais que está sendo observado na Piscina do Amor, localizada na enseada da Pajuçara, em Maceió.

Segundo professor Leonardo Broetto, do Laboratório de Diversidade Molecular da Ufal, é possível verificar que as espécies estão sendo afetadas, com “diferentes graus de severidade”.

“Coletei algumas amostras principalmente de uma espécie que é considerada mais resistente, amostras de corais saudáveis, de corais com branqueamento severo para posterior extração de DNA e extração de proteínas totais para que a gente possa ter uma ideia geral do que está acontecendo no nível de associação com microorganismos e ideia do que está acontecendo com o invertebrado em geral”, explicou Broetto.

Ele disse ainda que “parece um processo que está em progressão”. Entretanto, o biólogo Fillype Lima, da equipe do Gerco do IMA, tem realizado o registro e acompanhamento da área, desde antes haver a formalização da zona de exclusão, e afirma que podem ser encontradas diversas espécies abrigadas na região.

“Está havendo avanço no branqueamento, mas mesmo assim vimos a presença de espécies, presença de peixes, que não eram encontrados antes, mas esperamos que os estudos possam contribuir com a identificação das causas do problema”, comentou o biólogo.

Ricardo César, coordenador do Gerco, explica também que o branqueamento não é um problema que está afetando apenas a área da Piscina do Amor, mas também “os recifes adjacentes”

Na manhã dessa quirta-feira (27), Ricardo César disse que os técnicos ainda se surpreenderam com um grupo de golfinhos que “passeava pela área”. Ele disse ainda que os próximos passos agora serão a coleta de amostras de água e análises de parâmetros físico químicos.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯