Skip to content

Ronaldo Lopes é agraciado com a Comenda Guardião das Águas e dedica honraria ao povo de Penedo

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Ronaldo Lopes é agraciado com a Comenda Guardião das Águas e dedica honraria ao povo de Penedo

Ronaldo Lopes é agraciado com a Comenda Guardião das Águas e dedica honraria ao povo de Penedo

Pela terceira vez consecutiva, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou a entrega da Comenda Guardião das Águas para nove pessoas que foram reconhecidas devido às suas respectivas ações pela preservação da água.

O prefeito em exercício do município de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes, mais uma vez esteve entre os homenageados que foram agraciados na solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de março, no Palácio República dos Palmares, localizado na capital alagoana.

Logo após receber a comenda, que é a mais alta condecoração dada pela Semarh, Lopes fez um discurso para os presentes ao evento e dedicou a honraria ao povo de Penedo.

“Durante um período grande de minha vida ocupei funções que lidávamos diretamente com os recursos hídricos e ambientais. E quando você atua nesta seara, jamais você consegue se desvencilhar, principalmente porque a pauta hídrica se renova diariamente e necessita de um tratamento especial e um debate cada vez mais ampliado. Dedico esta importante honraria ao povo de Penedo”, declarou.

Ronaldo Lopes foi Presidente da Companhia de Habitação Popular de Alagoas (Cohab), Superintendente em Alagoas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, onde foi membro titular do CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos e do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Presidiu também o CEPRAM e criou o Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Alagoas além de fazer parte da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Durante sua carreira também foi Diretor Presidente do DER – Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e atualmente está em seu segundo mandato como vice-prefeito de Penedo.

A solenidade

A solenidade de entrega foi comandada pelo titular do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, secretário Alexandre Ayres. O secretário-executivo de Integração de Políticas Sociais do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, representou o governador Renan Filho durante a homenagem.

O secretário aproveitou a oportunidade para destacar o papel de cada agraciado com a honraria. Alexandre Ayres fez questão de relatar a qualidade dos homenageados no que diz respeito à pauta do desenvolvimento sustentável em Alagoas.

Receberam a Comenda Guardião das Águas, além de Ronaldo Lopes, Alberto Fonseca, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual; Fernando José Mendes Pinto, presidente do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Inácio Loiola Damasceno Freitas, deputado estadual; Iran Campello Normande, biólogo; Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza, professora; José Gino de Oliveira, engenheiro civil e gerente de operações da Semarh; Maria do Carmo Vieira, educadora ambiental; e Maria Alves de Magalhães, ambientalista.

Criação

A Comenda Guardião das Águas foi criada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Renan Filho em 2015. A honraria é destinada a pessoas físicas que contribuem efetivamente com ações responsáveis pelo uso da água, além da conservação dos recursos naturais em Alagoas, após a avaliação de um conselho integrado presidido pelo titular da Semarh, Alexandre Ayres com a participação do Gabinete Civil e Superintendência de Meio Ambiente. Em 2016, o Governo de Alagoas prestou homenagem a doze personalidades, na primeira edição da entrega da comenda. Em 2017, nove pessoas foram agraciadas com a Comenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também