24 Novembro 2017 - 07:22

Dragagem do Rio São Francisco, entre Penedo-AL e Neópolis-SE começa na próxima terça-feira, 28

arquivo - aquiacontece.com.br
DNIT estima dragar 506 mil m³ em Penedo

Com previsão de investimentos de R$ 9 milhões, as obras para melhorias da travessia do Rio São Francisco, entre as cidades de Penedo (AL) e Neópolis (SE) e na região de Pão de Açúcar começarão na próxima terça-feira (31).

Para garantir a navegabilidade em dois pontos críticos do leito fluvial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) coordenará as operações para a dragagem do trecho, até maio de 2018.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, destaca a priorização para a conclusão da dragagem. “Esta é uma obra fundamental para garantir a segurança de passageiros e de carga para os dois estados”, explicou Quintella.

O Rio tem baixado com rapidez e, para resolver o problema, o DNIT estima dragar 506 mil m³ em Penedo, e 285 mil m³ em Pão de Açúcar. Somente entre os dias 26 de julho e 1º de agosto deste ano, o nível da água diminuiu cerca de 1,5 metro ao longo desses trechos.

O agravamento das condições é uma combinação entre a longa estiagem e a diminuição da vazão das barragens de Xingó e de Sobradinho, que no mês passado atingiu a menor marca desde o início do funcionamento, em 1979: 550 m³/s.

Dragagem define-se como o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso a portos. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade. Com auxílio de dragas de sucção e recalque, é possível executar a remoção de materiais sólidos do fundo de corpos d’água como lodo e areia.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • jadson JÁ ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA DE SE TOMAR UMA ATITUDE MESMO QUE PALIATIVA,PORÉM EFICAZ PARA A NAVEGAÇÃO NO "VELHO CHICO".TOMARA QUE ACABEM TAMBÉM COM ESSAS ILHOTAS QUE SE FORMARAM EM SEU LEITO,COMO ESTA QUE INTERLIGOU A ILHA DO JEGUE,QUE OUTRORA FOI PALCO DE UM ESPAÇO ONDE SE TINHA O "BURACO VELHA".