24 Janeiro 2022 - 20:56

Cheia no Velho Chico também trará inúmeros benefícios para Penedo e região, segundo professor da Ufal

Giraldo Freitas - aquiacontece.com.br
Prainha de Penedo teve que ser esvaziada nesta segunda, 24

O aumento da vazão do rio São Francisco tem sido acompanhado de perto pelos ribeirinhos. Em Penedo, “olhar o rio” tem sido umas das atividades preferidas dos nativos e visitantes que ficam encantados com a beleza e o volume do “Velho Chico”, que agora respira aliviado após longos anos de agonia.

Desde o dia 12 de janeiro, que diante da condição de cheia na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a vazão do rio São Francisco vinha sendo elevada diariamente.

Apesar de causar alguns transtornos, principalmente para pessoas que residem às margens do rio e para comerciantes da Prainha de Penedo, que já desocuparam o espaço atendendo a orientação da Defesa Civil municipal, o aumento da vazão pode trazer mais benefícios do que malefícios, na opinião do coordenador das Expedições Científicas do São Francisco e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Emerson Soares.

De acordo com o professor, a cheia do São Francisco, que para algumas pessoas é sinônimo de problemas, traz muitos benefícios para a região. “Os benefícios são muito maiores que os malefícios quando a vazão aumenta e o rio passa a ocupar o seu espaço de origem. Há a renovação da água, diluição de poluentes e reprodução das espécies de peixes migradores, entre outras coisas”, explicou.

Além disso, Emerson Soares acrescenta que o aumento da vazão possibilita também melhora na qualidade da água; diminuição de riscos de doenças e parasitas de veiculação hídrica; maior volume de água de defeso natural para as espécies aquáticas; diminuição da quantidade de macrófitas aquáticas (plantas aquáticas) que causam problemas, quando em excesso; diminuição da quantidade de bancos de areias no meio do rio; além de encher algumas lagoas marginais, importantes para manutenção dos peixes.

Na tarde desta segunda-feira, 24 de janeiro, a Chesf divulgou uma carta circular a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, informando que as defluências dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, atingiu o patamar de 4.000 m³/s nesta segunda, 24, e que, considerando a situação hidrometeorológica vigente na bacia do Rio São Francisco, as defluências médias diárias serão mantidas nesse patamar até o dia 1º de fevereiro.

“Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. Caso as alterações na programação de defluências se configurem, serão previamente comunicadas, com o horizonte que as ferramentas disponíveis possibilitam”, diz outro trecho da nota.

Ainda segundo o documento da Chesf, a vazão máxima de 4.000 m³/s não deve extrapolar a calha principal do Rio São Francisco e corresponde à metade do valor da descarga de restrição no trecho de Sobradinho até a Foz, qual seja 8.000 m³/s.

“É fundamental chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões para valores acima de 4.000 m³/s, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia”, complementa a carta circular que pode ser conferida na íntegra logo abaixo.

Clique AQUI e confira fotos da situação atual do Velho Chico em Penedo.

Confira carta da Chesf:


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯