23 Junho 2022 - 13:10

Ibama é parceiro em capacitação internacional sobre tráfico de animais silvestres

Vinícius Mendonça - Ibama
Realizado pela Freeland Brasil, curso está na 2ª turma de 2022

Brasília (22/06/2022) – A capacitação “Detecção do Tráfico Transfronteiriço de Espécies Silvestres” está em sua 2ª turma de 2022, com a participação de 312 alunos de diferentes entidades. A iniciativa é da organização Freeland Brasil e conta com a colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos e do Gabinete de Assuntos Internacionais de Aplicação da Lei e Narcóticos (INL, departamento norte-americano). São três edições on-line de cinco dias de curso - em meio período, durante junho e julho de 2022. O objetivo é realizar uma capacitação ampla que aumente a conscientização de agentes de diferentes instituições governamentais sobre a relevância do tema “tráfico de animais” e a forma como esse crime ocorre - além de debater ferramentas e formas para combater tais infrações.

Ao todo, o Ibama encaminhou 93 servidores como alunos do curso e outros três como instrutores; a Polícia Federal encaminhou 31 agentes; da Receita Federal participam 14 servidores, enquanto que da Polícia Rodoviária Federal são 53 agentes. Também há instrutores que atuaram como policiais aduaneiros e do Serviço de Pesca e Vida Selvagem nos Estados Unidos. E o terceiro encontro trará participantes de instituições argentinas que atuam nas fronteiras.

O programa do curso envolverá diversos módulos, como a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) e sua implementação no Brasil, os requisitos para espécies listadas na Cites, a identificação de fraude e falsificação em licenças, as espécies de animais mais traficadas transnacionalmente, métodos de contrabando e acobertamento de fauna e produtos de fauna ilegais, dentre outros.

Freeland Brasil

A organização Freeland Brasil tem como missão a conservação da biodiversidade por meio do combate ao tráfico de espécies silvestres. O trabalho é dividido em três frentes principais: (1) Educação e conscientização para redução de demanda; (2) Pesquisa científica e capacitação para apoio ao trabalho das agências de aplicação da lei; (3) Políticas públicas e articulação internacional para a institucionalização do combate ao tráfico de espécies silvestres. A Freeland Brasil é o braço sul-Americano da Freeland Foundation, que tem sede na Tailândia e vem desenvolvendo programas de combate ao tráfico de pessoas e de espécies silvestres respeitados internacionalmente.

por IBAMA

Comentários comentar agora ❯