25 Abril 2021 - 20:11

Meio Ambiente: Brasil trabalha para reduzir desmatamento ilegal

Ministério da Defesa
2030 é o limite, mas nada nos impede de ir reduzindo o desmatamento desde agora

Após a reunião da Cúpula de Líderes sobre o Clima, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, detalhou como devem ser alcançados alguns dos compromissos apresentados pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Durante participação na cúpula, o Presidente Jair Bolsonaro apresentou a lideranças mundiais os compromissos do Brasil com a preservação ambiental, como eliminar o desmatamento ilegal até 2030 e reduzir a emissão de gases.

“Com relação ao desmatamento a mais curto prazo, as ações que se seguirão a partir de agora, a partir de 1° de maio, elas têm todas as condições de reduzir o desmatamento em prazo anterior a 2030. Dois mil e trinta é o limite, mas nada nos impede de ir reduzindo o desmatamento desde agora”, ressaltou o ministro.

“Com o Brasil reduzindo seu desmatamento ilegal a zero, ele também chegará próximo de 50% de redução dos gases de efeito estufa. Assim, como os países anunciaram no evento de hoje, no mesmo patamar”, afirmou Salles.

Recursos
Para atingir essas metas, segundo ele, o Governo coloca recursos em agências ambientais, Polícia Federal, logística das Forças Armadas e abre a possibilidade para que países, empresas, entidades nacionais e estrangeiras colaborem para com o orçamento para a redução do desmatamento ilegal.

“Isso será tão e mais fortemente feito quanto a gente possa receber recursos tangíveis, volumosos e imediatos dos países e empresas estrangeiras. Quanto mais recursos vierem, quanto mais apoio existir, maior probabilidade de antecipar tanto a extinção do desmatamento ilegal quanto a redução de 50% dessas emissões”, afirmou o ministro.

Mais recursos para a fiscalização
O ministro do Meio Ambiente comentou sobre o fortalecimento dos órgãos ambientais e ações de fiscalização. “Os recursos especificamente de comando e controle serão dobrados, como disse o Presidente em sua fala, e os recursos estão sendo estabelecidos agora, por ocasião da aprovação do Orçamento junto ao Congresso Nacional.”

Debate mundial sobre o meio ambiente
A Cúpula de Líderes sobre o Clima é organizada pelo governo dos Estados Unidos. O objetivo é garantir uma coordenação entre os principais líderes mundiais no debate sobre o clima, e discutir a crise climática, incluindo redução de emissões, finanças, inovação e criação de empregos, além de resiliência e adaptação.

O evento antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que ocorrerá em novembro deste ano, em Glasgow/Escócia.

por Governo do Brasil

Comentários comentar agora ❯