Skip to content

Estado do Rio de Janeiro tem ações em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Estado do Rio de Janeiro tem ações em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil

Estado do Rio de Janeiro tem ações em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil

Na data em que se comemora o Dia da Árvore no Brasil, em 21 de setembro, vários eventos no estado do Rio de Janeiro lembram da necessidade da conservação do meio ambiente e da manutenção da biodiversidade.

Em um deles, o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Leonardo Soares, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, plantaram as primeiras mudas do projeto lançado hoje pela Cedae para recuperar a mata ciliar do Rio Guandu. A meta é plantar 1 milhão de árvores em cinco anos, em uma faixa de 500 hectares.

O plantio de hoje foi na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Engenheiro Pedreira, um bairro de Japeri, na Baixada Fluminense e contou com participantes do programa socioambiental Replantando Vida.

Pau-Brasil
Também em comemoração ao Dia da Árvore, a equipe do Horto Municipal Carlos Guinle, em Teresópolis, na Região Serrana, fez o plantio do primeiro exemplar de pau-brasil da unidade. A árvore, que dá nome ao país e é típica da Mata Atlântica, já tem 2,5 m e poderá alcançar até 15 m. O Horto Municipal Carlos Guinle, que é administrado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, funciona de terça a domingo e feriados, das 8h às 16h.

Doação de sangue
Outra ação incentiva a doação de sangue. Uma nova campanha do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) vai converter o número de bolsas de sangue coletadas em mudas de árvores urbanas. Chamada Sangue é Vida, a campanha tem por objetivo, além de estimular a doação de sangue, destinar mudas para regiões menos arborizadas da cidade.

A campanha Sangue é Vida começou hoje e vai até 4 outubro, Dia da Natureza. “Ao final, o número de mudas será contabilizado com base no total de doadores no período. Essas mudas serão plantadas nas áreas selecionadas pela Fundação Parques e Jardins, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Atualmente a cidade do Rio conta com um déficit de 1 milhão de árvores urbanas, principalmente nas zonas norte e oeste”, informou a secretaria de Estado de Saúde (SES).

O Hemorio é vinculado à SES e responsável pelo abastecimento das principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital. Além disso, quando necessário, envia sangue para hospitais em todo o estado. “Todo o sangue doado é usado principalmente em grandes emergências como acidentes de trânsito, em cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas”, afirmou a secretaria.

Segundo o Hermorio, para atender a demanda dos pacientes do estado são necessárias pelo menos 300 novas bolsas de sangue por dia. No último ano, com o efeito da pandemia, a média diária de coletas caiu para 210.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Os jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.

Quem já teve covid-19 só pode fazer a doação de sangue 30 dias após ter se curado da doença. Já no caso das vacinas, quem recebeu a CoronaVac pode doar 48h depois da aplicação. Para os outros imunizantes, o prazo é de uma semana.

Os doadores não precisam estar em jejum, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Além disso, não podem ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Eles também não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como sífilis, Aids, hepatite e doenças de chagas. Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também