17 Maio 2022 - 17:40

Ministério do Meio Ambiente reabre inscrições para cursos voltados para o turismo ecológico

Reprodução
São duas mil vagas para cada um dos três cursos ofertados

Com a alta procura pelos cursos direcionados ao setor de turismo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) reabriu as inscrições a partir desta semana. São duas mil vagas para cada um dos três cursos ofertados. As inscrições começaram nesta segunda-feira (16/05) e vão até sexta-feira (20/05). Já os cursos podem ser iniciados assim que o interessado realizar a inscrição e podem ser concluídos até o dia 17 de junho.

No curso "Elaboração de Trilhas Interpretativas”, os profissionais das áreas vão receber orientações, por meio de recursos teóricos e práticos, para integrar o público ao meio ambiente nas trilhas.

O outro curso, “Turismo de Base Comunitária”, busca incentivar a participação das comunidades locais no desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis. Com isso, os moradores podem aproveitar o potencial turístico de duas regiões como uma atividade econômica, o que incentiva o empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a conservação do meio ambiente.

Já no curso “Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo”, os guias e condutores de visitantes que trabalham no setor do ecoturismo vão poder aprofundar o conhecimento para incentivar o desenvolvimento das visitas guiadas em parques e unidades de conservação nacionais, unindo as atividades turísticas de lazer com a de educação ambiental.

Para a Secretária de Biodiversidade do MMA, Beatriz Milliet, é importante desenvolver essas ações com foco na promoção da cidadania e educação ambiental. “Apesar dos avanços verificados nos últimos anos, percebe-se ainda a necessidade do desenvolvimento de ações coordenadas que sejam capazes de promover o desenvolvimento sustentável em regiões ricas em recursos naturais que possuem elevado potencial turístico. Além de iniciativas voltadas ao fomento e estruturação do ecoturismo, é essencial também o desenvolvimento de ações com foco na promoção da cidadania e educação ambiental e na conservação e uso sustentável dos recursos naturais, com inclusão produtiva e geração de renda para a população”.

Todo o conteúdo dos três cursos é ministrado de forma remota, pela plataforma online do Educa+, aberta para toda a população e 100% gratuita. Para se inscrever, os interessados precisam acessar o portal ead.mma.gov.br, clicar em “inscrições abertas” e em "inscreva-se''.

Neste mês, o MMA já havia aberto as inscrições para os três cursos no período entre 9 e 20 de maio, mas as vagas se esgotaram nos primeiros dias, o que levou o Ministério a abrir novas turmas.

Ofertados também no ano passado de forma individual, os cursos voltados para o turismo ecológico receberam quase 25 mil inscrições.

Educa+

A plataforma Educa+ é uma iniciativa do MMA para disponibilizar cursos e palestras voltados à educação ambiental. Os conteúdos ficam abertos para o público em plataformas gratuitas e digitais, no site e canais oficiais do MMA

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯