13 Janeiro 2022 - 17:33

Ibama, em ação conjunta, realoca animais silvestres em situação de risco

Reprodução/Ibama
Operação garantiu a integridade de mais de 400 espécies

Brasília (12/01/2022) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realocaram, nesta semana, mais de 400 animais silvestres - dentre mamíferos, répteis e aves - do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Nova Lima/MG para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juíz de Fora (Cetas/MG). A ação aconteceu após o local apresentar risco de ser atingido por um carreamento de sedimentos provenientes de uma barragem local.

Além do Cetas/MG, mantenedores e reabilitadores da região – todos licenciados pelo Ibama, também se comprometeram a abrigar algumas das espécies reconduzidas. Os animais serão mantidos nos locais determinados até que a situação emergencial seja normalizada - iniciativa que garante a segurança de todos.

Para a Coordenadora-Geral de Gestão da Biodiversidade, Florestas e Recuperação Ambiental Substituta do Ibama, Raquel Sabaini, “a realocação desses animais mostra a importância da rede Cetas, que se apoia mutuamente. O principal benefício da rede é que, além de atender às demandas emergenciais - como a de Nova Lima, também permite a transferência de animais entre biomas para destinação mais adequada”.

O transporte foi feito sob responsabilidade da empresa que gerencia os sedimentos – incluindo custeio de deslocamento. Participaram da operação 50 profissionais: além de servidores do Ibama e do IEF, colaboradores da empresa em questão também colaboraram com a missão.

por IBAMA

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.