13 Janeiro 2020 - 10:00

Peixamento da Codevasf repovoa rio São Francisco durante Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL)

Assessoria
Cerca de 50 mil peixes juvenis das espécies nativas Curimatã-pacu, piau-verdadeiro, mandi-amarelo e cari-amarelo foram inseridos no Velho Chico

Cerca de 50 mil peixes juvenis das espécies nativas Curimatã-pacu, piau-verdadeiro, mandi-amarelo e cari-amarelo foram inseridos, na sexta-feira (10), pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em trechos do rio São Francisco como parte da programação da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). Esse é o primeiro peixamento realizado pela Codevasf em 2020 em Alagoas e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Penedo e da Colônia de Pescadores Z-12.

Segundo Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL), unidade responsável pela produção de espécies nativas, diferente dos anos anteriores, em que o transporte dos animais ocorria por meio de uma balsa, esse ano o peixamento foi realizado em pequenas embarcações conduzidas pelos próprios pescadores.

“O peixamento na festa de Bom Jesus dos Navegantes de 2020 foi realizado de forma diferente com o objetivo de aumentar a eficiência da ação. Foram utilizadas quatro embarcações para a realização da soltura dos juvenis de peixes que estavam em embalagens plásticas. Os peixes foram soltos em quatro pontos selecionados devido a suas características que proporcionam segurança contra a predação e a disponibilidade de alimento” explicou Dias Filho.

O repovoamento foi acompanhado por pescadores artesanais, pela população e por técnicos da Codevasf e da Prefeitura de Penedo que atuam nas áreas de meio ambiente, aquicultura e pesca.

Um dele é o pescador João dos Santos, que há 45 anos retirar a renda da família da pesca no rio São Francisco. “Amo pescar e vou me aposentar como pescador. Vivo da pesca. Os peixamentos realizados pela Codevasf ajudam bastante, nós, pescadores, pois traz o pescado de volta. Acredito que ações como essa melhorarão a pesca na região”, comemorou.

Para o superintendente regional em exercício da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, essas ações de repovoamento do rio São Francisco durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo já é uma tradição e busca unir a celebração religiosa e cultural a um momento de educação ambiental.

“Durante as celebrações para Bom Jesus dos Navegantes, a cidade está bastante cheia de visitantes e nativas que se integram à festa. Tanto Codevasf, como a Prefeitura de Penedo e a Colônia de Pescadores identificam na festa um espaço para trabalhar a educação ambiental sobre o repovoamento do rio com espécies nativas e acerca de como cada um pode contribuir para que essas espécies se desenvolvam após o peixamento”, afirmou Lisboa.

Os peixamentos realizados pela Codevasf integram as ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco e tem como objetivo aumentar a quantidade e variabilidade de espécies nativas.

As espécies nativas utilizadas nos repovoamento realizados em trechos do rio São Francisco e em sues afluentes em Alagoas são produzidas no Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, mantido pela Codevasf no município de Porto Real do Colégio (AL). A unidade realiza ações de pesquisa científica e tecnológica e de produção para subsidiar a recomposição da ictiofauna da bacia hidrográfica.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.