07 Junho 2019 - 07:38

Entrega do Troféu Alagoas Verde marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Assessoria
Gustavo Lopes, Meraldo Rocha e Nivaldo Barbosa durante a entrega do Troféu Alagoas Verde

Em uma noite marcada por falas de reconhecimento e agradecimentos a equipe do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) fez a entrega do Troféu Alagoas Verde para pessoas, empresas e uma entidade que se destacaram em ações de preservação ambiental, entre os anos de 2018 e 2019.

O evento aconteceu na noite da quarta-feira (5), como comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e como parte da programação realizada pelo Instituto, durante o Mês de Junho, chamado Mês do Meio Ambiente.

“Esse é um momento muito importante para todos que fazem parte do IMA. Um momento em que, ao mesmo tempo, apresentamos nossa equipe e reconhecemos o esforço que muitos têm feito para conciliar a preservação ambiental ao desenvolvimento do nosso Estado”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL, durante a abertura do evento.

Lopes apresentou alguns dos mais significativos avanços que têm sido dados e seus principais resultado, no sentido de modernizar o órgão ambiental e proteger os remanescentes dos principais biomas existentes no Estado, Caatinga e Mata Atlântica.

“Hoje não há mais como pensar em empresa sem a responsabilidade ambiental, não tem mais como pensar ações sem considerar os impactos que podem ser causados ao meio ambiente”, reforçou Leonardo Vieira, assessor executivo de Gestão Interna do órgão estadual. As falas dos dirigentes foram corroboradas pelos homenageados.

O primeiro Troféu da noite, na categoria Inovação e Sustentabilidade, foi entregue para a fábrica de cimento Zumbi, instalada em Alagoas desde 2016 com a produção do chamado cimento ecológico porque, entre outras coisas, reaproveita materiais como resíduos de catalisador, minério não reagido e cinza de caldeira, evitando que esses materiais sejam descartados na natureza.

O segundo homenageado foi o tenente-coronel Ascânio Casado de Araújo Lima Neto que durante três anos e meio esteve a frente do Batalhão de Polícia Ambiental, com atuação importante em ações cotidianas e operações realizadas junto com o Instituto. Ele recebeu o Troféu na categoria Preservação e Conservação da Fauna em Alagoas.

Na sequencia foi entregue o Troféu Preservação e Conservação da Flora em Alagoas, para a Usina Coruripe. A empresa tem mais de sete mil hectares de mata preservada em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), sendo uma área reconhecida pelo Conselho Nacional de Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, produz milhares de mudas de espécies nativas por ano, entre outras atividades.

Pela presença fundamental na preservação de direitos sociais, a OAB foi homenageada com o Troféu na categoria Relevante Iniciativa Socioambiental. O presidente da Ordem, na seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa, disse que a entidade cada vez mais tem se preocupado com o tema e a disposição para trabalhar em parceria sempre que necessário.

A quinta categoria, Incansável pelo Meio Ambiente, foi entregue de modo surpresa e arrancou muitos aplausos do público. O Troféu foi pensado para reconhecer pessoas que trabalham pela preservação ambiental, independente da posição que ocupam e do lugar em que trabalham. Nessa edição foi entregue para Meraldo Rocha, técnico da equipe de Educação Ambiental do Instituto, pela dedicação e pela forma como conduz o trabalho.

O último Troféu, o da categoria Master, foi entregue para o promotor de justiça Alberto Fonseca, pelo importante trabalho realizado a frente do Ministério Público Estadual em ações significativas para o Estado, como a coordenação da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, a execução do programa de ação ministerial para preservação de espécies ameaçadas de extinção e o apoio fundamental para ampliação do número de RPPNs no Estado.

Durante o evento a equipe do IMA também aproveitou para divulgar a sequencia da programação do Mês do Meio Ambiente e divulgar a abertura de inscrições do Concurso de Fotografia Ambiental.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯