06 Maio 2020 - 21:15

Investimento de mais de R$ 700 mil garante ampliação de captação de água

Com um investimento de mais de R$ 700 mil, a ampliação do novo sistema de captação de água para o agreste alagoano já é uma realidade. O projeto, que vinha sendo planejado e executado desde o ano passado pela Agreste Saneamento e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), está em pleno funcionamento no Rio São Francisco, mais precisamente no município de Traipu.

As melhorias beneficiam a comunidade atendida pelo Sistema Novo do Agreste que engloba a parte alta de Arapiraca e os municípios de Craíbas, Coité do Nóia e Igaci. A Mineradora Vale Verde, sediada em Craíbas, também já vem sendo beneficiada com o fornecimento de água bruta.

O diretor operacional da Agreste Saneamento, Sérgio Bovo, detalha que as históricas reduções de vazão no Rio São Francisco vinham comprometendo a captação por gravidade no Sistema Adutor do Agreste (SAA). A saída encontrada pelo corpo de especialistas da companhia foi instalar flutuantes no leito do rio. Os equipamentos são compostos por conjuntos de bomba e motor instalados em bases flutuadoras que captam e transportam a água por tubos flexíveis até a entrada do sistema adutor.

“A vazão, que era de 270 litros por segundo antes da obra de ampliação, passou para 625 litros por segundo”, destaca o engenheiro.

Entre os processos necessários para ampliar a captação de água, podem-se destacar as exigências das licenças ambientais, o planejamento e a execução. “Tudo em conformidade com a legislação”, destaca Bovo.

Varcelom Xavier, colaborador da Agreste Saneamento e operador do Centro de Controle Operacional da ETA de Arapiraca (AL), é morador de um dos bairros em Arapiraca que serão beneficiados. “É uma sensação de alegria em dobro ver a melhoria do sistema”, resume.

Além dos benefícios para os moradores, a instalação dos flutuantes incrementará a economia local com o fornecimento de água bruta para a Mineração Vale Verde (MVV), empresa em instalação na zona rural do município de Craíbas, que irá explorar minério de cobre na região.
De acordo com o coordenador técnico operacional da Agreste Saneamento, Mikael Vasconcelos, os últimos ajustes foram realizados em março e a mineradora também vem sendo atendida com as melhorias.

“No mês de março foram realizados testes na interligação da adutora que destinará água bruta à MVV. Já foi executada uma interligação de 300 mm em aço carbono. Faltam apenas alguns ajustes como a instalação do macromedidor. Acertamos as últimas etapas e a Mineração Vale Verde está recebendo agua bruta”, detalha.

Mais equilíbrio na pressão da rede

Outra melhoria no sistema de abastecimento de Arapiraca é a implantação, pela Casal, de Distritos de Medição e Controle (DMCs), Válvulas Reguladoras de Pressão (VRPs) e 25 quilômetros de redes primárias.

O objetivo é otimizar a oferta de água à população e equalizar a pressão na rede, o que vai resultar em redução de vazamentos, de custos com energia elétrica e produtos químicos. “Essa obra garante melhor distribuição da água na cidade, beneficiando, assim, 235 mil habitantes”, ressalta o presidente da Casal, Clécio Falcão.

Ao todo, serão implantados 24 setores e 11 válvulas de controle de pressão. Devido à pandemia do novo coronavírus, a obra foi suspensa temporariamente, mas será retomada após esse período. 

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.