30 Junho 2022 - 09:41

Parceria da Assistência Social e Saúde levará dentistas para comunidades vulneráveis de Maceió

Vanessa Napoleão/Asccom Semas
Diariamente serão atendidas 30 pessoas

As Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS) iniciaram nesta quarta-feira (29), uma parceria para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social de Maceió. Ao longo dos próximos meses serão lançados vários programas em conjunto que irão beneficiar centenas de famílias com atendimentos na área de saúde e assistência social.

Já nesta quinta-feira (30), será iniciado o programa Dentista na Comunidade, no Reginaldo, com serviços odontológicos, das 13h às 17h, na Escola Maria José Carrascosa.

Diariamente serão atendidas 30 pessoas. Os serviços ofertados serão: exodontia (extração) para adulto e criança; restauração para adulto e criança; raspagem de tártaro; profilaxia (limpeza); aplicação de flúor; escovação; tratamento atraumático (adulto e criança); exame para detectar câncer de boca; atividades educativas para a população e encaminhamento para especialidades em Unidades de Saúde, caso necessário. No local também terá atendimento da equipe do Cadastro Único (CadÚnico) Maceió para tirar dúvidas e fazer encaminhamentos.

Os atendimentos no Reginaldo serão no dia 30 de junho e 4 a 8 de julho. A partir da próxima sexta (1º), os atendimentos serão nos horários da manhã e tarde, das 9h às 17h.

O atendimento é aberto ao público da região e quem quiser ser atendido deve comparecer à estrutura que será montada pela Prefeitura e que conta com uma Unidade Móvel Odontológica, levando um documento com foto, se tiver.

Segundo o secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, o intuito dessas ações é levar os serviços da Prefeitura de Maceió, nas áreas de Assistência Social e Saúde, para junto da população que mais precisa, em favelas , grotas e regiões que não possuem cobertura desses serviços.

“Vamos começar onde não tem dentista, tem muito lugar em Maceió onde não tem ainda, mas precisamos começar por algum lugar, e o Vale do Reginaldo é uma comunidade muito grande, extremamente carente. Logo em seguida vamos para o Parque da Lagoa, ali na beira da lagoa, depois vamos para o Caetés, depois para o Aprígio Villela, no Benedito Bentes, e nós vamos em todas as comunidades que não tenham dentista próximo. Não é um programa temporário. O prefeito JHC e a secretária Célia, junto à Assistência Social, definimos que agora é um programa permanente de governo”, pontuou.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, destacou a importância dessa parceria. "O programa Dentista na Comunidade é o início de um grande projeto trabalhando junto com a assistência social. Iremos atender às pessoas de maior vulnerabilidade, buscando a melhoria da saúde bucal. Vamos fazer esse atendimento de segunda à sexta, das 9h às 17h. Melhorando cada dia mais, o atendimento, e os indicadores da atenção primária", informou a secretária.

O atendimento será de segunda à sexta, das 9h às 17h, no mês de julho. A partir de agosto será estendido para o horário noturno, para que pessoas que trabalham durante o dia também tenham acesso ao programa.

A partir do dia 11 de julho, o Dentista na Comunidade vai acontecer no Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago.

Programação Dentista na Comunidade

30 de junho - Vale do Reginaldo, na Escola Maria José Carrascosa, das 13h às 17h

Dia 1º de julho e de 4 a 8 de julho, das 9h às 17h, no Vale do Reginaldo, na Escola Maria José Carrascosa.

11 a 15 de julho- Residencial Parque da Lagoa - Vergel do Lago- das 9h às 17h

18 a 22 de Julho- Parque dos Caetés e região – Benedito Bentes- das 9h às 17h

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯