25 Janeiro 2022 - 08:54

“Para proteger as crianças, é preciso levá-las para se vacinar urgente”, cobra secretário Claydson Moura

Bruno Wesley
Vacina das crianças já abrange faixa de 9 a 11 anos de idade

Uma semana após o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Maceió, os números coletados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que a procura pela imunização está muito pequena. Pouco mais de 5% das crianças de 9 a 11 anos foram levadas pelos pais ou responsáveis para se vacinar.

A Prefeitura iniciou a campanha no dia 17, com 5.590 doses. Inicialmente, foram contempladas as crianças de todas as faixas etárias com comorbidade ou deficiência. Em seguida, foram recebidas mais 5.940 doses da Pfizer pediátrica, totalizando 11.530. E o público foi ampliado para as crianças de 9 a 11 anos sem comorbidade.

No entanto, nos sete dias da vacinação, só 2.732 crianças compareceram aos pontos instalados pelo Município para receber a primeira dose do imunizante na capital, ou seja, 5% do que era previsto para a faixa de idade – 51.619 meninos e meninas de 9 a 11 anos.

O público estimado de crianças de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341, no total; sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos.

O secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, ressalta que o Município tem buscado todas as ferramentas para viabilizar a imunização dos pequenos, mas cobra o comparecimento da população.

“O prefeito JHC tem feito todos os investimentos e esforços necessários para levar a imunização para toda a população. Todos os servidores estão empenhados em salvar vidas, mas isso só vai ser possível se as pessoas comparecerem aos pontos de vacinação, levarem seus filhos, seus sobrinhos, seus enteados. A eficácia e a segurança da vacina estão comprovadas pela Anvisa e a única consequência de não se imunizar é a piora dos casos”, alerta Moura.

Maceió tem quatro locais fixos para a vacinação das crianças, decorados com temas e personagens infantis, e conta também com o Trenzinho da Vacina, que visita os bairros da periferia levando os pequenos até o ponto de vacinação mais próximo.

Os pontos de vacina ficam no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel do Lago).

Para as demais faixas de idade, dos 12 anos em diante, são 36 locais. Confira a lista completa.

Incentivo

Para estimular a vacinação das crianças, o Município de Maceió realizou, neste domingo (23), e também no próximo (dia 30), o Domingo da Criança, para vacinar exclusivamente o público de até 11 anos, nos quatro pontos fixos.

Outra medida para atrair o público é a tematização de todos os pontos com decoração e personagens infantis e distribuição de lanches e certificado de coragem, para deixar as crianças mais à vontade.

E, no início da volta às aulas na rede municipal, no dia 14 de fevereiro, dez equipes itinerantes começam a visitar escolas e creches para levar a imunização às crianças e adolescentes.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯