Skip to content

SMTT capacita entregadores com o projeto ?Anjos do Capacete? em parceria com Ifood

  • Home
  • Maceió
  • SMTT capacita entregadores com o projeto ?Anjos do Capacete? em parceria com Ifood

SMTT capacita entregadores com o projeto ?Anjos do Capacete? em parceria com Ifood

Para capacitar 50 motociclistas que atuam na entrega de alimentos por aplicativos em Maceió, a equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizou uma ação formativa em parceria com o iFood e abordou noções de legislação de trânsito e primeiros socorros. A atividade aconteceu no Auditório do Sest/Senat, na Serraria.

Mauro Vinicius, atua no serviço de delivery há pouco mais de um ano, iniciou as entregas com bicicleta e agora utiliza uma motocicleta. “No dia a dia é bem comum presenciar acidentes, especialmente quedas e colisões por falta de atenção e até imprudência no trânsito. Essa ação é muito importante, pois a gente adquire conhecimento e pode ajudar um amigo em uma ocorrência na via”, exemplificou.

Realizado pela primeira vez em Maceió, o projeto “Anjos de Capacete” do iFood, em parceria com de órgãos de trânsito de todo o país, busca educar motociclistas que realizam entregas por intermédio da plataforma para as boas práticas e direção defensiva de veículos. A ideia é torná-los multiplicadores da boa conduta e reduzir os acidentes e mortes nas vias. Na ocasião, houve a distribuição de jaquetas, capacetes, antenas corta pipa, kits de primeiros socorros, máscara de proteção e álcool em gel para a higienização das mãos.

“Com o treinamento oferecido pelo iFood, os entregadores ganham um vasto conhecimento em segurança no trânsito, ajudando na prevenção de acidentes. Além disso, nos diferentes tipos possíveis de acidentes, o trânsito vai contar com um apoio adicional desses entregadores que estarão cientes das medidas que devem ser tomadas, facilitando a ação do SAMU e sendo atores inseridos na sociedade que poderão ajudar a salvar vidas”, afirma Felipe Daud, gerente de políticas públicas do iFood.

A primeira edição do projeto em Maceió também contou com o apoio da Cronos Saúde. Na ocasião, enfermeiros ministraram uma palestra com orientações de como os participantes devem proceder em casos de acidentes nas vias.

“Eu vejo muitos acidentes por uso indevido do celular e até procedimentos inadequados por parte dos condutores. Sem dúvidas, esse conhecimento é muito bem vindo, sobretudo porque a gente percebe um trânsito cada vez mais intenso. Desta forma, a gente consegue se educar e lidar com possíveis situações no dia a dia”, pontuou Leandro Araújo, que atua há mais de dois anos como entregador de delivery.

Para o assessor técnico de Educação no trânsito da SMTT, Eduardo Freire, a ideia é tornar uma ação contínua na capital. “A gente tem percebido uma recorrência nos acidentes envolvendo motociclistas. Nosso objetivo é chegar cada vez mais perto dessas pessoas que são tão vulneráveis no trânsito e promover uma mudança de postura”, reforçou.

O superintendente de Transportes e Trânsito de Maceió, André Costa, destaca que cursos deste tipo são de extrema importância para esses profissionais. “Temos como grande desafio manter a segurança dos motociclistas nas vias da capital. Capacitar para pilotagem defensiva e noções de primeiros socorros são estratégias eficazes para salvar vidas”, comentou o titular do órgão municipal.

Semana Nacional de Trânsito

A atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Durante este período, órgãos e entidades ligadas ao trânsito desenvolvem ações educativas e de conscientização voltadas aos envolvidos no dia a dia do trânsito, que inclui pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas. A iniciativa busca contribuir para a redução das estatísticas de infrações, acidentes e mortes nas vias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também