24 Agosto 2019 - 16:20

Terminal de combustíveis do Porto de Maceió é reaberto após acordo com o IMA

Divulgação
Terminal de combustíveis do Porto de Maceió foi reaberto após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta junto ao IMA

O terminal de combustíveis do Porto de Maceió foi desinterditado na tarde desta sexta-feira (23), após seus responsáveis assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). O local havia sido multado e interditado por falta de licença, poluição e descaracterização da praia.

A informação da autorização para reabertura foi confirmada ao G1 pela assessoria de comunicação do IMA.

Em nota, a assessoria da Transpetro, que administra o terminal, disse que sempre operou com licença ambiental e que esta se encontra em processo de renovação, e que trabalhou para negociar o TAC junto aos bombeiros e ao IMA para que o terminal fosse reaberto, afastando o risco de desabastecimento e prejuízos financeiros ao Estado de Alagoas.

De acordo com o IMA, os administradores do Terminal de Granéis do Porto se comprometeram a executar serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente da região, além de dar entrada no processo de regularização da licença ambiental em até 90 dias. Em caso de descumprimento, a empresa pode ser autuada novamente.

É deste terminal que sai o combustível que abastece a maior parte dos postos de combustíveis de Maceió. O local havia sido interditado na última quarta (21) por técnicos do órgão ambiental pela falta de licença ambiental e funcionamento irregular.

A Transpetro havia sido multada em R$ 100 mil pelo lançamento de efluentes no mar e o terminal, em R$ 12 mil por conta da interdição. O IMA informou que a empresa recorreu da multa maior e pediu desconto sobre a menor, trocando parte do valor por serviços para a secretaria.

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯