20 Julho 2018 - 08:39

Comitê Gestor alinha próximas ações do Maceió Mais Inclusiva

O Comitê Gestor do projeto Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular realizou, nesta quinta-feira (19), na sede do Sebrae Alagoas, mais uma reunião de monitoramento das ações já concluídas e em andamento. Entre as pautas estavam a avaliação de resultados e entraves para a execução das atividades, análise de indicadores e definição dos próximos passos para a continuidade dos trabalhos.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, que faz parte do Comitê, o desenvolvimento da primeira etapa do projeto já obteve avanços importantes. “Alinhamos as atividades já concluídas com bons resultados, como o mapeamento de oportunidades para o setor, abertura de diálogo com as diversas cadeias produtivas que se interessaram em utilizar os resíduos do sururu como matéria prima, o centro pesqueiro, diagnóstico da atividade pesqueira na Lagoa Mundaú e no Jaraguá e, mais recentemente, a introdução do modelo de cultivo do marisco na lagoa”, avaliou o gestor.

A diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), Jannyne Barbosa, disse que a execução do projeto foi muito bem avaliado pelas representantes das instituições que compõem o comitê. “As reuniões são fundamentais para nivelar informações e acompanhar o andamento das atividades programadas, solucionar entraves, dividir responsabilidades e somar esforços para avançarmos com articulações importantes”, explicou.

Além da Prefeitura de Maceió e Iabs, estavam presentes representantes de todas as instituições parceiras do projeto – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Braskem, Sebrae Alagoas, Desenvolve e Universidade Politécnica de Madrid.

Maceió Mais Inclusiva

O projeto Maceió Mais Inclusiva visa transformar, ordenar e estruturar a atividade pesqueira no Jaraguá e na Lagoa Mundaú – as cadeias produtivas mais tradicionais da economia local, que serão transformadas por meio da economia circular. A ideia é qualificar a cadeia do sururu e investir na exportação nacional e internacional do produto, ao mesmo tempo em que promove a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida da população por meio da sustentabilidade.

O resultado das ações é a valorização de uma atividade econômica que representa a identidade cultural alagoana e das pessoas que fazem dela a sua única fonte de renda. Além disso, o projeto torna o destino Maceió, reconhecido pela vocação gastronômica, ainda mais competitivo, com a oferta de um produto de maior qualidade.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯