18 Outubro 2018 - 10:44

Sábado (20) tem mutirão de saúde da mulher; veja programação

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (20), o mutirão do Maceió Rosa com serviços voltados à prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher. Ao todo, 56 postos de saúde do Município, o que corresponde a 80% das unidades, estarão funcionando. Neste dia serão realizadas ações educativas, testes rápido de saúde e encaminhamentos para exames.

“Estamos na quinta edição do Maceió Rosa com diversas ações por toda a capital, para que nenhuma mulher fique sem atendimento. Esse também é o principal motivo do mutirão, permitir que as pessoas que não podem comparecer as unidades de saúde durante a semana, possam ir no sábado. Não deixem de comparecer, é muito importante para a prevenção de doenças e principalmente do câncer de mama”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Os atendimentos serão iniciados às 8h , quando poderão ser feitos testes para HIV, sífilis, hepatite B e C, diabetes e aferição de pressão.

A primeira-dama e coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira, convida as mulheres maceioenses que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar o exame de mamografia. Com a solicitação em mãos, elas serão encaminhadas para as clínicas contratadas pela SMS para realizarem os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O dia do mutirão é muito aguardado por nós que fazemos parte da campanha Maceió Rosa, pois sabemos que o número de atendimentos dobra significativamente neste dia, principalmente por ser final de semana e por ser um dia em que as unidades de saúde se dedicam integralmente a atender as mulheres”, pontua.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama possui 95% de chance de cura quando descoberto no início. Os exames do dia “D” são voltados para as mulheres que residam na capital alagoana.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯