Skip to content

Iluminação em LED melhora espaços de convivência

  • Home
  • Maceió
  • Iluminação em LED melhora espaços de convivência

Iluminação em LED melhora espaços de convivência

Desde dezembro de 2017, a comunidade da Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho, está totalmente iluminada com luminárias de LED, sigla em inglês para light-emitting diode (diodo emissor de luz). São 159 luminárias ao total, uma transformação que levou vários benefícios para a população do local.

Grota do Cigano recebeu iluminação em LED. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Grota do Cigano recebeu iluminação em LED. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Júnior Nogueira, líder comunitário da Grota do Cigano, conta que os moradores aprovaram a mudança. “A população já tinha visto a luz de LED em outra comunidade, então nós fizemos uma solicitação diretamente ao prefeito Rui Palmeira e ao superintendente da Sima, Frederico Lins, e graças a Deus, nós fomos contemplados, estamos todos muito satisfeitos, é outra grota”, afirmou.

Em 2016, a Prefeitura de Maceió começou a instalar luminárias de LED em várias localidades da capital, o que hoje beneficia moradores como a dona Vera Lúcia, 65 anos, que reside na Grota do Cigano. A aposentada afirma que se sente mais segura com a nova iluminação.

“Eu gostei, ficou melhor, tudo mais claro. A outra era meio amarelada, essa clareia mais. Hoje me sinto melhor para sair à noite, ficar na porta e receber a família”, comemora dona Vera Lúcia.

A mudança é perceptível ao andar pelas ruas da comunidade. Durante a noite, crianças brincam nas portas, o comércio segue aberto e estudantes retornam sem medo para suas casas, como exemplifica o titular da Sima, Frederico Lins. “Iluminação também é um dever social, as famílias passam mais tempo na porta de suas casas, brincando com os filhos, conversando com os vizinhos, isso traz unidade, reforça o elo entre os moradores. E todos se sentem mais seguros”, destacou.

A diarista Valdinez Severo da Silva, 28 anos, também ressalta a melhoria. “Hoje saio à noite porque eu me sinto mais segura”, disse.

A mudança também melhorou o aspecto social e a percepção externa da Grota do Cigano, segundo Júnior Nogueira. “O pessoal que mora na parte alta nos trata como parte da cidade. Estamos todos muito satisfeitos”, afirmou o líder comunitário.

A requalificação da iluminação pública de Maceió é um dos principais projetos da Prefeitura de Maceió. Isso representa a instalação de mais de 73 mil lâmpadas e luminárias de LED, um equipamento mais eficiente, mais econômico e que não agride o meio ambiente. O projeto piloto foi feito no Conjunto Cidade Sorriso II, no bairro do Benedito Bentes, que recebeu toda a iluminação em LED, tecnologia presente em 4.500 luminárias espalhadas em vários bairros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também