18 Março 2018 - 07:27

PCJE apresenta plano de ações de 2018 para professores da rede pública

O Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), apresentou a professores da rede pública o plano de ações para 2018. Com o tema “Educando para um mundo mais fraterno”, este ano, o programa firmou parceria com 12 escolas estaduais e do município de Maceió, sendo três delas de tempo integral.

Segundo o juiz Anderson Passos, o programa tem buscado transformar a sociedade através da educação e que o contato dos magistrados com a comunidade contribui para diminuir os conflitos sociais e proporciona às crianças e adolescentes conviver cada vez com a cultura da paz. O juiz também falou sobre a novidade deste ano.

“Esse ano o Governo do Estado implementou o ensino integral em muitas escolas e o que nós fizemos, a convite da Secretaria Estadual de Educação, foi justamente fazer uma atividade integrada. Então, o PCJE vai trabalhar em parceria com as escolas de tempo integral, levando debates e questões importantes para serem discutidas, como direitos do idoso, da criança, direitos fundamentais, entre outros, e isso será utilizado pelas escolas como uma carga horária de estudo”, explicou o juiz.

O diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, Cássio Costa de Lima, explicou que, além do conhecimento transmitido na escola por meio das disciplinas e dos componentes curriculares, o PCJE possibilita discutir temáticas no âmbito social e, consequentemente, alcançar o estudante, a família e a comunidade. Para o diretor, a resposta foi satisfatória desde quando a unidade passou a participar das ações do Cidadania e Justiça, em 2016.

“No início, havia muita curiosidade dos alunos para participarem de todas as atividades que o programa propõe e isso é fazer com que os estudantes saiam dos muros da unidade escolar e chegue a participar de visitas à Biblioteca Pública, do Cine Esmal, ir aos abrigos, ao Parque Municipal, tudo isso foi encantador para os estudantes. Para culminar com tudo isso, teve a história da redação, que motivou os alunos a produzirem textos e discutirem temáticas. No segundo ano, em 2017, um dos nossos alunos foi contemplado, ficando em segundo lugar, na rede estadual, recebeu um prêmio e foi notícia na escola”, disse o diretor.

A servidora Ana Valéria Pita, uma das integrantes da equipe do PCJE, lembrou que serão mantidos os projetos como “Jovem Juiz”, no qual os estudantes acompanham um dia da rotina de um magistrado, assim como o “Adote um idoso”, Cine Esmal, Blibiotur, entre outros.

“Vamos também fazer um outro curso de mediação de conflitos nas escolas que foi muito bem recebido no ano passado e nós vimos a necessidade de dar continuidade esse ano porque as escolas estão pedindo muito. A mediação de conflito é um grande gancho para soluções dentro da própria escola, é uma ferramenta importante. Devemos promover o novo curso já em abril, com coordenadores e professores das escolas”, contou Ana Valéria.

Antes de iniciar a apresentação do planejamento de 2018, diretores e professores assistiram à apresentação musical do maestro José Cícero Tenório, da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly.

Escolas participantes

Neste ano, o PCJE trabalhará com as escolas estaduais Teotônio Vilela, Edmilson de Vasconcelos Pontes, Professor Theonilo Gama, Professor Anaias de Lima Andrade, Professor Eduardo Mota Trigueiros, Professora Maria das Graças de Sá Teixeira. Também farão parte do programa as escolas municipais de Maceió, Kátia Assunção, Padre Pinho, Antídio Vieira, João Sampaio, Cícero Lucimar e José Haroldo da Costa.

por TJ/AL

Comentários comentar agora ❯