Skip to content

Pinheiro: pesquisadores detalham ações e estudos no bairro

  • Home
  • Maceió
  • Pinheiro: pesquisadores detalham ações e estudos no bairro

Pinheiro: pesquisadores detalham ações e estudos no bairro

Após meses de trabalho para viabilizar a identificação do fenômeno causador de fissuras em vias públicas e imóveis do bairro Pinheiro, os pesquisadores designados pelo Governo Federal para os estudos na região estiveram reunidos, nesta quarta-feira (16), com a população e demais instituições envolvidas no caso. Durante encontro técnico realizado na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, foram divulgados os detalhes das etapas já realizadas e o que vem sendo programado para os próximos meses. Além das apresentações, os representantes do bairro também puderam esclarecer dúvidas e fizeram solicitações aos órgãos presentes.

Coordenando a mesa técnica, o vice-prefeito Marcelo Palmeira acompanhou as apresentações e, em fala à população, reiterou todo o empenho da secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Maceió no trabalho no bairro. O gestor reforçou que, conforme seja de competência do Município, o que for necessário vai ser viabilizado não somente para a conclusão dos estudos, mas, sobretudo, para preservar a segurança dos moradores.

“Este é um trabalho complexo, iniciado há quase um ano, que conta com o envolvimento de técnicos da Prefeitura em apoio aos pesquisadores do Governo Federal. Entendemos o anseio da população por respostas e é isto que estamos buscando. A situação do Pinheiro é algo incomum no Brasil, segundo atestaram os técnicos, e estamos recorrendo a todos os meios necessários para encontrar esclarecimentos e soluções. O prefeito Rui Palmeira garantiu o apoio do Governo Federal, segundo determinou o presidente Jair Bolsonaro, e assim seguiremos até que tudo seja resolvido”, afirmou o vice-prefeito.

O secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, reiterou o apoio do Governo Federal à situação e enalteceu o trabalho realizado pela Defesa Civil Nacional, Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Mineração, que estão envolvidos nos estudos e na elaboração do Plano de Contingência. “Desde fevereiro, quando as fissuras causaram danos, iniciamos uma luta para trazer a Maceió os maiores especialistas do país. O processo é complexo devido à raridade deste fenômeno, até então jamais visto no Brasil, mas temos a certeza que, com o empenho das equipes, logo vamos esclarecer o que tem acontecido”, disse.

Com a exposição de dados técnicos, o geólogo Jorge Pimentel, do Serviço Geológico do Brasil, esclareceu todos os estudos já realizados até hoje, desde a utilização do equipamento GPR aos levantamentos de interfometria, batimetria e eletroresistividade, que estão em andamento. Segundo disse o profissional, estudos de alta precisão e alcance em profundidade serão iniciados nas próximas semanas, visto que há uma dificuldade em decorrência da existência de rochas nas profundezas. Pimentel disse, ainda, que uma Sala de Monitoramento deve ser montada em Maceió por meio do Governo Federal e em parceria com a Defesa Civil Municipal e Estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também