16 Julho 2019 - 21:38

Alunos participam de campanha de prevenção ao câncer

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no Conjunto Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, participaram na noite dessa segunda-feira (15), da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Segundo a médica e coordenadora do Projeto, Moana Cavalcante, a campanha “Julho Verde”, celebrado no dia 27 de julho, tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença.

“Historicamente esses cânceres estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV e exposição ao sol. A campanha lida com o público muito vulnerável aos fatores de risco e nós estamos nas escolas trabalhando com o público adulto para orientar a respeito dos fatores de risco e falar dos principais sintomas iniciais da doença, que são caroços no pescoço, feridas na boca e rouquidão que não desaparece até três semanas”, alertou a médica.

De acordo com o coordenador da Ejai do município, José Rubens Lima, nesse primeiro momento serão cinco escolas envolvidas, todas com o público adulto da Ejai. “Primeiramente é fundamental saber que toda atividade ligada a saúde, a prevenção é primordial. Nesse sentido, a Secretaria de Educação juntamento com o Hospital Universitário acolhe essa campanha no sentido de que estamos orientando não só os estudantes, mas toda comunidade na prevenção a essa doença”, ressalta.

Durante a exposição, os alunos desenvolveram atividades de prevenção e participaram de dinâmicas e jogos explorando os hábitos saudáveis e os fatores de risco. “Precisamos ficar atentos. Com as atividades de hoje a gente aprende muito mais a se prevenir da doença”, disse o senhor Benedito Alfredo dos Santos, de 61 anos, aluno da Ejai.

A articulação do Projeto na Escola Natalina surgir com a professora de Educação Física, Rosa Pasciucco. “Meu foco é trabalhar a saúde. E a prevenção é isso, a gente chegar onde as pessoas precisam ouvir, ter conhecimento e sensibilizar a respeito desses assuntos”, disse.

“Nossa escola agradece por mais uma ação da Secretaria em participar dessa importante campanha de prevenção ao câncer. Nesta noite os alunos convidaram também a comunidade escolar para participar desse momento”, revelou a diretora da unidade de ensino, Sayonara Peixoto dos Santos.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯