14 Maio 2022 - 23:04

Melhoria da iluminação pública retoma uso de espaços públicos em Maceió

Matheus Alves / Ascom Sima
Moradores conseguem aproveitar melhor o local em que residem graças ao reforço na iluminação

Em Maceió, os avanços da iluminação pública têm assegurado melhorias na segurança e lazer da população, por meio de novas instalações de LED e das manutenções que acontecem todos os dias de manhã, à tarde e à noite. A responsável por esse trabalho é a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), que recentemente reforçou a quantidade de equipes para manutenção, passando de seis para dez equipes diárias, sendo cinco de manhã e à tarde e outras cinco no período noturno.

O resultado desse trabalho são comunidades melhores aproveitadas pelos moradores, a exemplo do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, que teve todas as luminárias substituídas e agora conta com iluminação em LED. A Sima instalou 203 luminárias de LED na comunidade, o que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos mais de 6 mil moradores.

Rejane dos Santos Oliveira é moradora do Carminha e contou que a rotina foi transformada com a nova iluminação. "Antes, a gente tinha medo de ficar na rua, mas agora faz até gosto de ver. As crianças correm, jogam bola na rua, a gente pode ficar conversando. Mudou demais e para melhor", disse a dona de casa.

João Folha, titular da Sima, ressalta que a iluminação pública caminha junto a outros órgãos da Prefeitura, na promoção da qualidade de vida e bem-estar da população maceioense.

"Com a iluminação, nós fortalecemos a segurança, o lazer e também outras frentes importantes ao desenvolvimento da população. Nosso empenho é para levar novas instalações e também os mutirões de manutenção para mais áreas da cidade e beneficiar outros milhares de maceioenses, conforme determinação do prefeito JHC", pontuou Folha.

"Nós temos dez equipes de técnicos, de domingo a domingo, para atender às solicitações do cidadão maceioense e manter a nossa Maceió mais iluminada e segura", acrescentou o superintendente.

No histórico bairro de Fernão Velho, o reforço na iluminação com as manutenções possibilitou que moradores mantenham as características pitorescas do bairro.

"Quase todo santo dia paramos aqui para conversar um pouco, é bom que esteja tudo iluminado”, disse a aposentada Maria Lúcia, que se orgulha do hábito de reunir a vizinhança para conversar, sentados na calçada, à noite.

Essa ocupação dos espaços também é vista nas praças, a exemplo da Praça Central do Conjunto Colina dos Eucaliptos, no bairro Santa Amélia, que passou por manutenção na iluminação a pedido dos frequentadores.

"É muita satisfação receber essa equipe, reivindicamos a solicitação ao superintendente e ele nos atendeu. É bom saber que a Prefeitura de Maceió criou esse elo entre as comunidades e está levando uma iluminação de qualidade para os moradores", disse o comerciante Djalma dos Santos.

Serviço - Mais de 4.200 solicitações referentes à iluminação pública, a maioria via Disque Luz, foram atendidas pela Sima somente no mês de abril. O atendimento no Disque Luz é gratuito e dura, em média, somente três minutos. Com a ferramenta, problemas como a reposição de luzes queimadas ou lâmpadas acesas durante o dia, em áreas públicas, são facilmente resolvidos. O serviço é oferecido no 0800 779 2000, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 99694-2431.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯