13 Junho 2019 - 20:41

Município e PCU discutem prevenção de homicídios de adolescentes

Os articuladores da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió realizaram, nesta quinta-feira (13), uma reunião com diferentes órgãos para tratar sobre prevenção de homicídios na adolescência. Após experiência em Fortaleza em maio, foi apresentada uma síntese da missão técnica e a proposta de um comitê. O objetivo do encontro foi discutir estratégias para diminuir a taxa de mortes entre jovens negros em Maceió.

“Nós mobilizamos vários parceiros, como OAB, Ministério Público, Câmara Municipal e diversas secretarias, para tratarmos de uma agenda prioritária da PCU, que é a redução de homicídios de adolescentes. É o primeiro passo para a gente formar ações para reduzir essa taxa de homicídios em Maceió”, disse Karla Kelly, assessora de articulação da PCU no Município.

Ela lembrou que o encontro também foi para repassar as pautas da missão técnica realizada em Fortaleza. “Lá foi formado um comitê de prevenção para reduzir homicídios desses jovens. Aqui mostramos como foi feito isso para articular um pequeno comitê para contribuir com essas ações. Os jovens em vulnerabilidade estão expostos à violência nas ruas, às armas, ao uso de drogas. Esses fatores podem aumentar o índice de homicídios”, pontuou Kelly.

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, em cooperação com governos e parceiros, para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades existentes dentro de cada cidade. Na capital, o prefeito Rui Palmeira renovou, em 2017, a parceria para o desenvolvimento do segundo ciclo das ações no Município.

A consultora do Unicef em Maceió, Juliana Vergetti, enfatizou os desafios do Município, com os demais órgãos, para enfrentar um dos problemas que afeta os jovens em vulnerabilidade social. “O objetivo de hoje foi de apresentar o caderno de meio período da PCU, mostrando as diversas ações aqui na capital. Os indicadores de homicídios estão dando um alerta muito grande na questão do aumento da taxa de mortes entre jovens negros, deste modo, temos o dever de encontrar estratégias e soluções para diminuir esses números. Cada adolescente desse precisa ser protegido e ter seus direitos assegurados”, disse.

Em sua terceira edição, a PCU está presente em dez capitais brasileiras: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. A cada uma delas, o UNICEF propõe uma atuação articulada com governos e diferentes parceiros em torno de quatro desafios prioritários: promoção dos direitos da primeira infância, promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, enfrentamento da exclusão escolar e redução de homicídios de adolescentes.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯