Skip to content

Chuva preocupa moradores do Pinheiro e região, mas Defesa Civil não fala em evacuar

  • Home
  • Maceió
  • Chuva preocupa moradores do Pinheiro e região, mas Defesa Civil não fala em evacuar

Chuva preocupa moradores do Pinheiro e região, mas Defesa Civil não fala em evacuar

35 milímetros de chuva foram registrados desde a noite de ontem até a manhã desta quinta (13), segundo o meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL). Com isso, os moradores do Pinheiro, Bebedouro e Mutange se perguntam: é hora de deixar os bairros?

De acordo com a Defesa Civil Municipal de Maceió, existem dois limites para iniciar as fases de ativação do trabalho do órgão, um deles é de 30 a 40 milímetros de chuva no período de uma hora ou 70 milímetros em 24 horas.

Mas além disso, outros aspectos são levados em conta pelos técnicos da Defesa Civil para chegar a ativar o plano de evacuação, que são a estrutura dos imóveis e os danos ao solo, e a previsão meteorológica.

Atualmente, o monitoramento está em sua primeira fase, a de observação, com equipes nas ruas desde a noite de ontem e, segundo a Defesa Civil, não há previsão de chegar à última fase, que é a da necessidade de evacuação.

Previsão do tempo

A Sala de Alerta da Semarh divulgou a previsão do tempo para esta quinta e, apesar de o tempo ficar instável durante todo o dia, vai haver momentos de tempo seco.

“Enviamos um aviso meteorológico ontem pela manhã, válido a partir da noite de ontem e para hoje, para o Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata. A nossa expectativa é que até o final do dia chova entre 50 e 60 milímetros em Maceió e cerca de 80 milímetros no Litoral Norte, mas teremos alguns períodos de tempo seco”, esclareceu Vinícius Pinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também