13 Fevereiro 2020 - 14:54

Com expansão de atendimento em Maceió, Juceal facilita a abertura de empresas em AL

Divulgação
Somente em 2019, foram 29.044 protocolos promovidos na capital, um crescimento de 11% em relação a 2018

Menos gasto de tempo e dinheiro e, assim, mais agilidade no andamento do processo empresarial. O serviço Juceal Express foi estabelecido a fim de oferecer locais descentralizados para que o empresário possa dar entrada com rapidez ao seu processo. E, nesse intuito, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) ampliou os pontos de atendimento em Maceió para cinco, expandindo o horário de funcionamento e a proximidade para com o cliente, e acelerando, dessa forma, a abertura de novos negócios não só na capital alagoana, mas em todo o estado.

Além da sede do órgão alagoano de registro empresarial, situado no bairro Pinheiro, a Junta Comercial dispõe de unidades de atendimento no Sine Jaraguá e nas Centrais Já! disponibilizadas no Shopping Pátio, no Maceió Shopping e no Parque Shopping, a última a ser inaugurada.

Nesses locais, o empresário pode dar entrada aos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, além dos considerados eventos exclusivos – aqueles que não interferem nas entidades integradas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Com a gradativa ampliação dos postos centralizados, notou-se também um aumento no número de processos protocolados. Somente em 2019 foram 29.044 protocolos promovidos em Maceió, um crescimento de 11% em relação a 2018 e de 21% em relação a 2017.

“O Juceal Express é um serviço que foi criado exatamente para simplificar o trabalho do empresário e do profissional que lida com o registro de negócios. Os números mostram que, com o passar do tempo, cada unidade foi se firmando e criando uma relação mais forte com os clientes. Os processos se tornam mais ágeis e, assim, a abertura de empresas também se torna mais rápida”, comentou o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

“Os números, esse crescimento, tudo isso é extremamente positivo, mas queremos ir além. O nosso foco para este ano é sair totalmente do papel e evoluir com o uso da entrada online. Esse tipo de protocolo ainda não é tão utilizado pela grande maioria dos clientes, apesar de trazer uma facilidade maior. Com ele, o protocolo e o registro do negócio podem ser feitos em instantes, bastando apenas alguns cliques”, finaliza.

Com as unidades para entrada de processos disponibilizadas em Maceió, além da proximidade com o cliente – com o serviço estabelecido tanto na parte alto quanto na parte baixa da capital – foi buscada também uma alternativa para o horário de funcionamento. Sendo uma das unidades que permite o protocolo pelo horário vespertino no estado, o Juceal Express do Maceió Shopping funciona das 11h às 17h.

Cliente regular da unidade, o auxiliar contábil Davi Cavalcante revela que a existência de uma unidade em horário diferente das demais permite uma agilidade do processo também em caso de exigências, no qual o cliente deve consertar erros específicos para dar entrada novamente à documentação.

“Gosto bastante da unidade. O serviço lá, para mim, é maravilhoso até pelo horário e a pela facilidade de ser pela parte de baixo; meu escritório é lá embaixo, aí fica muito mais fácil. A gente consegue dar entrada ao processo lá até 16h30, então é sempre bom. Eu prefiro lá porque eu dou entrada logo cedo, aí se o processo der exigência, tem mais tempo para correr e resolver o problema, e protocolar novamente. Para mim, esse serviço fica muito útil assim”, exalta.

O protocolo é o único procedimento para abertura do negócio com opção de ser feito presencialmente, sendo todas as outras funcionalidades, desde a consulta prévia – pesquisa de viabilidade de nome e endereço – até a solicitação de licenças e alvarás, realizadas de forma online através do Portal Facilita Alagoas, interface da Redesim no estado.

Após a protocolização das documentações em alguma das unidades do serviço Juceal Express, o processo é digitalizado e caminha pelo fluxo online da Junta Comercial, sendo viabilizado na fila automática para análise. Com a verificação dos analistas, os processos podem ser colocados em exigência, indeferidos ou deferidos. Sendo deferido, ele é autenticado e disponibilizado para acesso do cliente também no Facilita Alagoas. O prazo máximo estipulado pela Juceal para todo esse fluxo é de até 48h.

Os horários e os endereços dos postos descentralizados situados em Maceió e espalhados ao redor do estado podem ser conferidos no site da Junta Comercial através do link: locais de atendimento.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯