12 Agosto 2020 - 10:45

Pesquisa que é indicativo de política pública sobre criação de cães e gatos é apresentada em evento internacional

Divulgação
A educação ambiental é uma necessidade nacional observada em pesquisas veterinárias


Até o dia 14 de agosto deste ano será apresentado no Congresso Ibero-Americano de Saúde Pública Veterinária (CISPVET), resultados de pesquisa inédita apontando que é indicativo de políticas públicas os modos de criação de caninos e felinos domésticos em Maceió (AL).

A pesquisa direcionou a produção dos primeiros Guias educativos e cartões sanitários animal sobre cães e gatos do estado de Alagoas (disponíveis em: http://crmv-al.org.br/site/) e inspirou a produção legislativa da PL Federal 6251/2019 que “dispõe do cartão sanitário animal” (https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2231565).

O trabalho intitulado: “Observação de manejo realizado pelos tutores com caninos e felinos como aspectos de importância para políticas públicas: da pesquisa à intervenção no problema” foi escolhido para ser apresentado, por ser original, inovador e relevante pois para além da pesquisa, produziu instrumentos para intervenção no problema.

A pesquisa e os produtos educativos e legislativos foram desenvolvidos pela mestranda Evelynne Marques de Melo no período em que foi aluna dos cursos de Mestrado (o Mestrado profissional MPPS-CESMAC e o Mestrado Acadêmico em Ciência animal da UFAL).

Durante o curso MPPS-CESMAC, foi desenvolvido o primeiro inquérito epidemiológico com tutores/proprietários de caninos e felinos domésticos de Maceió-AL, cujos resultados apontaram para uma necessidade de política pública educativa; desse modo foram produzidos os “Guias educativos e cartões sanitários” em parceria com os Profs. Drs. do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência Animal da UFAL e membros da OAB-AL, constituindo o corpo editorial dos materiais. Esta iniciativa educativa ambiental pioneira no estado de Alagoas, foi estendida à nível nacional, com a elaboração de instrumentos legislativos direcionados aos níveis municipal, estadual e federal, onde o federal já está em tramitação sob o PL 6251/2019 de autoria do deputado Marx Beltrão.

O PL 6251/2019 tem objetivos de, através de um instrumento unificado nacional: democratizar informações básicas sobre cuidados com cães e gatos preventivos de doenças, já que muitas além do mal estar animal também são zoonoses (doenças transmitidas aos humanos), padronizar dados sanitários dos animais para segurança de trânsito animal nacional e internacional e estabelecer vínculo de pertencimento com os donos dos animais, uma vez que o cartão sanitário impresso é um comprobatório sanitário dos cuidados com o animal, estimular a leitura sobre cuidados básicos de saúde e a posse mais responsável.

A educação ambiental é uma necessidade nacional observada em pesquisas veterinárias e a integração educativa/controle sanitário são importantes pois o governo brasileiro permite livre a criação destas espécies de animais à todos os cidadão; contudo as baixas classes sociais ainda tem dificuldade de acesso ao médico veterinário mantendo uma relação homem-animal sem orientações veterinárias o que culmina em criação desordenada, desenvolvimento de doenças por descuidos básicos, reprodução e abandono sem controle.
ACESSE O ARTIGO NA ÍNTEGRA: (https://congresse.me/eventos/cispvet/artigos). 

por Deisy Nascimento/Assessoria

Comentários comentar agora ❯