09 Novembro 2019 - 09:55

Maceió ganha representantes mirins no Dia Mundial da Criança

Em alusão ao Dia Mundial da Criança, Prefeitura e secretarias municipais vão ganhar, pelo terceiro ano consecutivo, representantes mirins por um dia. Durante todo o dia 21 de novembro, crianças e adolescentes ocuparão simbolicamente um cargo público e irão desenvolver atividades juntamente com os gestores.

A ação, que acontece no mundo todo, faz parte das comemorações da data e conta com a participação de representantes do poder executivo, legislativo, judiciário e instituições da rede de proteção e garantia dos direitos de criança e adolescentes.

Este ano, o apelo global à ação é a celebração dos 30 anos da convenção dos direitos da criança e é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

A chefe de gabinete, Andrea Houly, explica que a proposta é valorizar os direitos da criança e do adolescente, por meio da ocupação de espaços institucionais importantes. “Em 2018 o dia mundial da criança foi instituído por lei em Maceió e este ano iremos celebrar a convenção dos 30 anos dos direitos das crianças. Nós vamos reunir cerca de 15 crianças que irão ocupar espaços no legislativo, executivo, judiciário, controle social e outras instituições da rede de proteção e garantia dos direitos das crianças com o objetivo de que durante esse dia essas crianças sejam protagonistas nesses espaços.”

A data é considerado um dia de ação para defender e conscientizar a população sobre os problemas que as crianças enfrentam. Mas é também um momento para celebrar o progresso feito para as crianças.

Para a consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, este é um momento para todos se unirem em torno desta causa. “É um dia de ação para defender o direito das crianças e conscientizar a população para que todos possam ajudar a construir um lugar onde todas as crianças estejam na escola, protegidas contra danos e que possam crescer e se desenvolver com seus direitos assegurados”, pontuou.

Ela explica ainda que o Dia Mundial da Criança foi instituído internacionalmente para o dia 20 de novembro, mas em Alagoas devido às comemorações do Dia da Consciência Negra, a ação será promovida no dia 21.

A abertura da ação será na Prefeitura de Maceió, ás 08h, com solenidade de posse das crianças atendidas pela Rede Municipal de Educação, pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e AABB Comunidade.

Ao final do dia, todos os participantes irão se reunir na Câmara Municipal de Maceió e assistirão a uma Sessão Extraordinária. Além disso, as crianças darão seus depoimentos sobre a experiência.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.