06 Dezembro 2018 - 20:38

Prefeitura realiza ações de combate ao Aedes Aegypti em Maceió

Equipes da Prefeitura de Maceió estão engajadas nas ações da Semana Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, que conta com uma mobilização para conscientizar a população e reduzir os focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O trabalho teve início na última segunda-feira (03) com ações de fiscalização e educação ambiental em borracharias para orientar sobre o descarte adequado de pneu inservível. Já nesta quinta-feira (06), as equipes iniciaram o trabalho operacional para o recolhimento do resíduo em 185 pontos da capital, entre borracharias e pontos de lixo.

A Semana de Enfrentamento é uma mobilização do Governo Federal e, Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh), em parceria com a Defesa Civil Estadual. Para a realização das ações em Maceió, houve a integração das equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alinharam o planejamento do trabalho em conjunto com representantes dos órgãos estaduais. As ações seguem até esta sexta-feira (07), que é o Dia D de Enfrentamento ao Aedes Aegypti.

Diretora de Planejamento e Serviços Especial da Slum, Liz Araújo lembra que o pneu é um resíduo especial que faz parte da logística reversa, onde o gerador do resíduo é responsável pela destinação final após o uso. “Isto é uma definição estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/10, e o consumidor ou estabelecimento que gera o pneu é responsável pelo descarte final quando ele se torna inservível. Em Maceió, a maior parte do descarte inadequado ainda é realizado por borracharias, por isso é nosso foco de atuação não somente nesta semana, mas também nas ações diárias de fiscalização”, diz.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯