06 Abril 2020 - 11:51

Ufal produz álcool 70% e álcool gel para doação

Divulgação
Produção é voluntária, com professores e estudantes do Instituto de Química da Ufal

Mas para o trabalho continuar, é preciso também de ajuda externa. O trabalho conta com apoio de usinas e empresas que doam matéria-prima para que seja manipulada e transformada nos produtos mais procurados nesta época de pandemia.

"Nós começamos com a matéria-prima de primeira escolha que é carbopol, no entanto, ela acabou muito rapididamente. Agora a gente está usando um polímero alternativo, que é o carboximetilcelulose, que é muito mais trabalhoso de manipular", explica Tatiane Balliano, professora de química da Ufal.

A professora afirma que o instituto precisa de mais doações, e que tudo é documentado e registrado, para que a doação seja feita formalmente. A expectativa de uma produção de 10 mil litros de álcool 70%, mil litros de hipoclorito de sódio e 2 mil quilos de álcool gel.

"Tem muitos empresários empenhados em nos ajudar, recebemos 6 mil litros de etanol da GranBio, etanol de segunda geração, vamos produzir gel verde a partir desse etanol, recebemos uma doação de 3 mil litros da Usina Caetés, todo esse etanol que foi doado vai ser utilizado para a produção de álcool 70%, álcool 70% glicerinado e álcool gel", diz Tatiane Balliano.

por Portal G1

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.