04 Dezembro 2021 - 19:10

Profissionais de odontologia realizam atendimento de paciente com microcefalia

Victor Vercant/SMS
Atendimento ocorreu no CEO do Pam Salgadinho

Tendo como uma de suas prioridades cuidar da saúde dos maceioenses e oferecer serviços de qualidade, a Secretaria de Saúde, oferece no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho, uma série de especialidades odontológicas para a população. Um desses serviços é a Odontopediatria, que além das consultas de rotina voltadas para o público infantil, também conta com atendimentos voltados para crianças com necessidades especiais.

Na última quinta-feira (2) foi feito o primeiro atendimento do pequeno Mikael Henrique da Silva, de 5 anos de idade. Ele é um paciente acamado, tem microcefalia e usa suporte para traqueostomia. A criança recebe cuidados de uma equipe profissional por homecare e foi até o PAM Salgadinho para receber o atendimento odontológico com a equipe especializada.

Ana Martins, técnica da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) do município, conta como o paciente chegou ao serviço no PAM Salgadinho. “Ele chegou até aqui por meio do projeto Sorridef, que é uma parceria do DAPD com a Saúde Bucal. O projeto busca promover o acesso de pessoas com deficiência aos serviços de saúde bucal na rede pública municipal tanto nas Unidades Básicas quanto nos Centros Especializados do PAM Salgadinho e no CEO Rafael de Matos, na parte alta da cidade”, explica a técnica.

“Então por meio do projeto que atua nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e nos pontos de atenção do município, a mãe do Mikael chegou até nós para que fizéssemos esse agendamento para ele. Ele é um paciente diferenciado e que precisa do suporte dessa equipe especializada para garantir os cuidados necessários com sua saúde bucal”, completa Ana Martins, técnica da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) do município e responsável pelo Sorridef.

Atendimento realizado

Sobre os atendimentos realizados, Marcela Holanda, coordenadora do CEO do PAM Salgadinho, explica. “Hoje o Mikael está sendo avaliado pela dentista odontopediatra, que atende pacientes com microcefalia. Ela faz esse primeiro contato com o paciente e uma avaliação para ver qual o plano de tratamento. Esse acompanhamento e tratamento será feito aqui no próprio PAM, com nossa estrutura e nossos profissionais. Esse ano o trabalho entrou em um novo momento, com a oferta de serviços e especialidades em sua totalidade”, afirma.

O caso do Mikael é o primeiro de paciente acamado e em homecare atendido pelos profissionais do CEO do PAM Salgadinho. “Aqui nós já atendíamos pacientes com até 12 anos com necessidades especiais, não só microcefalia, mas qualquer tipo de deficiência. Porém, o caso dele é especial e nossa equipe está preparada para atendê-lo e dar todo o suporte necessário”, completa Marcela Holanda, coordenadora do CEO do PAM Salgadinho.

A dentista responsável pelo atendimento do pequeno Mikael foi Ana Lídia Cota, que destaca a importância desse primeiro contato com o paciente. “Hoje fizemos uma avaliação sobre a higiene bucal, os hábitos alimentares e as medicações usadas pelo paciente e que tem repercussão em sua saúde bucal. Durante os exames, observamos a necessidade de procedimentos cirúrgicos por conta do crescimento da gengiva, então pedimos a avaliação da neuropediatra para dar continuidade a esse tratamento”, explica a profissional.

Durante o atendimento desta manhã, a dentista orientou a mãe da criança e a cuidadora responsável sobre higiene bucal. Elas foram capacitadas para fazer o atendimento de forma correta, orientando sobre a manutenção da cavidade oral úmida e a constante hidratação do paciente, já que devido a sua condição, a criança respira pela boca.

Aprovação do atendimento

A mãe do Mikael Henrique, Ana Carla da Silva, aprovou o atendimento recebido pelo filho no Centro de Especialidades Odontológicas do PAM Salgadinho. “O Mikael tem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e está em homecare desde 2017 com acompanhamento com as especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, além de atendimentos médicos e com assistente social. O atendimento de hoje foi maravilhoso, a profissional conversou, orientou-nos sobre como proceder, me sinto muito privilegiada como mãe por estar aqui e também pelo meu filho ter tido um atendimento com tanta qualidade”.

Serviços oferecidos pelo CEO PAM Salgadinho

Além da Odontopediatria, o Centro também oferta especialidades como Endodontia, serviço retomado em 2021, Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Estomatologia e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no Bloco F.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯