04 Agosto 2021 - 04:00

Mais de 13 mil pessoas precisam tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Maceió

SMS Maceió
Claudiane Bezerra, médica infectologista do Bloco I do PAM Salgadinho

A Secretaria de Saúde de Maceió faz um apelo às pessoas que estão com o calendário de vacinação contra a Covid-19 em atraso para que compareçam a um dos pontos de vacinação o mais rápido possível para tomar a segunda dose e completar o calendário de imunização.

“O controle da pandemia depende de todos. E para que isso aconteça é necessário completar o calendário de vacinação, tomando a segunda dose da vacina. Quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido vamos vencer a pandemia”, afirma a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.

Atualização feita ontem,  terça-feira (3) pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) mostra que 13.247 pessoas não haviam comparecido para a conclusão do esquema vacinal contra a covid-19 até segunda-feira (2), o que representa 7% de faltosos entre os que já completaram o prazo para tomar a segunda dose.

Deste total, 4.603 não concluíram a imunização com a vacina CoronaVac e 8.644 ainda não voltaram para tomar a segunda dose da AstraZeneca.

Especialistas alertam que o percentual de pessoas vacinadas é fundamental para o controle da pandemia. “Quem está vacinado com a primeira dose da vacina precisa estar atento para comparecer aos pontos de vacinação na data prevista. Só após a segunda dose é que a pessoa está imunizada contra a Covid-19 e assim a gente consegue diminuir o número de adoecimento da população e também o número de internações”, alerta a médica infectologista do PAM Salgadinho Claudiane Bezerra.

Ela reforça que enquanto não se obtém o controle da pandemia, a população deve seguir com os cuidados individuais. “Até que a gente consiga ter uma porcentagem da população devidamente imunizada, em torno de 70% da população, precisamos que todos estejam tomando o devido cuidado para o controle da pandemia: higienizando as mãos com frequência, sempre que possível com água e sabão, e quando não estiver disponível, usando álcool em gel para a higienização das mãos, seguir com uso de máscara e evitar os ambientes aglomerados até que a gente tenha esse percentual de pessoas devidamente imunizada”, lembra a infectologista.

Agendamento em 20 unidades de saúde

Para tentar reduzir o número de faltosos a Prefeitura de Maceió ampliou os pontos de vacinação, estendendo o agendamento para aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca a mais 12 unidades de saúde em várias regiões de Maceió. A segunda dose da CoronaVac está disponível no Shopping Pátio, no bairro Cidade Universitária.

Por meio do site vacina.maceio.al.gov.br, os maceioenses podem agendar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em uma das 20 unidades de saúde que disponibilizam o imunizante exclusivamente para este público.

A vacinação por agendamento já é feita nas Unidades Básicas de Saúde Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes), José Guedes de Farias (Santa Amélia), Dr. Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis II), Professor Durval Cortez (Prado), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), USF José Maria de Vasconcelos (São Jorge) e Centro de Saúde Dr. Hamilton Falcão (Benedito Bentes).

Os novos pontos de vacinação funcionarão nas seguintes unidades: UBS Oswaldo Brandão (Ponta da Terra), UBS Roland Simon (Vergel do Lago), PAM Dique Estrada, USF Tarcísio Palmeira (Pontal), USF Paulo Oliveira Costa (Cesmac), USF Cláudio Medeiros (Rio Novo), USF Paulo Leal (Feitosa), UBS Arthur Ramos (Conjunto Henrique Equelman), UBS José Pimentel Amorim (Conjunto Salvador Lyra), UBS Marlene Fernandes Lanverly de Mello (Santa Lúcia), USF Vanderlei Maria de Andrade (Riacho Doce) e Unidade Docente Assistencial (UDA) José Lages Filho (Unit).

por SMS Maceió

Comentários comentar agora ❯